Consumidores já cadastraram 1,1 mil reclamações sobre casamentos durante a pandemia

Reportagem do Fantástico mostrou dado do Reclame AQUI sobre problemas relacionados a cancelamento ou adiamento de casamentos

Reclame AQUI

A pandemia tem atrapalhado os planos de muitos casais em noivar ou casar. Com a determinação de afastamento social, muitas festas têm sido canceladas e, por consequência, contratos com buffets, empresas de organização, aluguel de trajes, viagens têm sido renegociados ou cancelados.

Um levantamento sobre o assunto feito pelo Reclame AQUI para o Fantástico, em reportagem que foi exibida nesse domingo, na Rede Globo, aponta que de março até o dia 5 de maio os consumidores registraram no site 1.128 reclamações relacionadas a cancelamento ou adiamento de casamentos.

Alguns casais contaram ao Fantástico como a pandemia do novo coronavírus mudou os rumos das cerimônias de casamento marcadas para este período de isolamento. Para se ter uma ideia, em janeiro e fevereiro, o site contabilizava, em média, 245 reclamações obre o assunto. Em março, saltou para 564, e em abril foram 506 reclamações sobre o assunto. Veja a reportagem na íntegra! 

 

 

Motivo de reclamação campeão é cancelamento de viagens


O Reclame AQUI analisou algumas categorias onde os consumidores mais registraram problemas quando o assunto é cancelamento ou adiamento de casamento. O agrupamento levou em consideração empresas cadastradas no site relacionadas a: viagens, lojas e marketplaces (onde estão listas de presentes de casamento), buffet, lojas de jóias e alianças, decoração, organização, vestidos e smoking, convite e cartórios.

No período de 1º de março a 5 de maio, o motivo de reclamação campeão é cancelamento de viagens, 59% das reclamações. Esta é a categoria onde se concentra o maior volume de reclamações: 657 no período de pandemia até agora.

No caso dos buffets, 50% das reclamações são sobre remarcação. Para jóias e alianças, 60% dos problemas são sobre entregas. Quando o assunto é organização da festa, problemas com atendimento, cancelamento e multa juntas somam 56% das reclamações.

Confira o ranking de setores mais com mais reclamações de consumidores sobre cancelamento ou adiamento de casamentos:

1º Viagens
2º Lojas e Marketplaces
3º Lojas de jóias e alianças
4º Buffet
5º Trajes de festa
6º Organização, decoração, cartório e convite

Faça um comentário