Consumidores cortam gastos, e comércios têm queda no faturamento

No primeiro semestre do ano, apenas os setores de supermercados, farmácias e perfumarias tiveram alta nas vendas

Folha da Capital

A crise atual que o Brasil passa reflete instantaneamente na prioridade de compras dos consumidores. Seja no setor de eletrodomésticos, vestuário ou até mesmo lazer, os brasileiros estão poupando alguns gastos para tentar manter o mesmo nível de vida. De qualquer forma, porém, alguns comércios percebem cada dia mais a queda das vendas.

Comprou um produto com defeito? Reclame AQUI!

No Estado de São Paulo, por exemplo, o faturamento do comércio varejista caiu 3,7% no primeiro semestre de 2015, em relação ao mesmo período do ano passado. O índice representa uma redução de R$ 9,8 bilhões.

A maior redução do rendimento no mês de junho foi nos segmentos de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamento, seguida das lojas de móveis e vestuário. No semestre, apenas os setores de supermercados, farmácias e perfumarias apresentaram alta nas vendas.

Dados são preocupantes

Os dados da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista são bastante preocupantes, uma vez que se comparam com um dos piores períodos do varejo nacional, que foi o mês de junho de 2014, quando aconteceu a Copa do Mundo no Brasil. As vendas ainda menores evidenciam a dimensão da retração do consumo das famílias no estado de São Paulo.

Economia: Juros de cartão de crédito sobe, e consumidor paga 116 reais em 4 dias

Consumidor, houve um corte de gastos para a economia em sua casa? O que você está deixando de comprar? Conte nos comentários!

Fonte: Mundo do Marketing

Leia tudo sobre

Comércio Economia

Faça um comentário