Consumidora recebe 12 ligações indevidas em apenas um dia

Reclame AQUI registrou 3,6 mil reclamações de janeiro a setembro em 2019

Arte/Reclame AQUI

“Me ligam tanto procurando pela Nadir, que já nem sei quem sou”. A ilustradora Letícia Pusti ri para não chorar, mas sua história é parecida com a de milhares de brasileiros que recebem indevidamente ligações indesejadas e inconvenientes todos os dias. “Há meses, me ligam e me mandam SMS com cobranças para uma pessoa que não sou eu. Eu já tentei resolver com a empresa, mas fui ignorada”.

Leticia Pusti, ilustradora (Foto: Arquivo pessoal)

Letícia é um caso, mas no Reclame AQUI foram registradas 3.614 reclamações semelhantes entre janeiro e setembro deste ano, 21% a mais que o mesmo período de 2018, quando foram feitas 2.987 queixas sobre ligações insistentes.

O levantamento considerou as reclamações realizadas por consumidores de todo o Brasil no Reclame AQUI contra bancos e financeiras, operadoras de TV por assinatura e telefonia, empresas de cartões de crédito, recuperadora de crédito e de reabilitação de crédito (limpeza de nome).

Reclamação virou desenho

Letícia usou seu talento como ilustradora para contar sua má experiência como consumidora. Em seu perfil no Instagram, ela contou a saga da Nadir em um dos destaques de stories. “Foi uma forma de mostrar minha indignação de um jeito bem humorado”. Alguns amigos na rede de profissionais também aproveitaram para ilustrar a história, como no desenho feito por Thiago Krening.

Ilustração (Thiago Kreming) 

Multas de até R$ 10 milhões

Alguns estados brasileiros possuem leis para obrigar as empresas a atualizarem seus cadastros dos consumidores a fim de evitar ligações importunas. No entanto, por mais que os consumidores atualizem e bloqueiem números, as ligações nem sempre acabam.

Em entrevista ao Jornal Nacional, o presidente do Procon do Rio de Janeiro, Cássio Coelho, disse que as empresas podem ser multadas. “Essa multa pode ser de R$ 685 até 10 milhões aproximadamente. Vai depender do faturamento da empresa”, explicou.

Leia tudo sobre

Bancos Telefonia TV a cabo

Faça um comentário