Caixa enfrenta problemas com aplicativos e reclamações disparam

Consumidores têm enfrentado dificuldades para solicitar Auxílio Emergencial e pausa nos financiamentos

Reclame AQUI

Por conta da liberação do Auxílio Emergencial e a prorrogação para pagamento de contratos, a Caixa Econômica Federal tem recebido uma série de reclamações de seus consumidores. Na última sexta-feira, o Reclame AQUI fez um levantamento exclusivo para a Revista Exame sobre esse assunto, que cresceu por conta de problemas nos aplicativos do banco.

É pelo aplicativo do banco que é possível solicitar a pausa no financiamento de imóvel e gerenciar o auxílio emergencial. De 1° a 23 de abril, a Caixa recebeu 1.543 reclamações relacionadas ao Auxílio Emergencial e 1.371 relacionadas à pausa das parcelas de financiamentos.

Entre os dias 1° e 26 de abril, a Caixa Econômica Federal recebeu 8.862 reclamações gerais. Se comparado ao mesmo período do mês de março, quando foram 2.144, foi um aumento de 313%.  

De acordo com a reportagem da Exame, em live feita pelo ValorEconômico, perguntado sobre falhas no app, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, foi evasivo. “Estamos constantemente realizando upgrades”. O presidente disse que o banco está melhorando e pediu desculpas, mas nunca houve uma operação tão grande feita pela instituição financeira. “Até a semana que vem iremos pagar 45 milhões de brasileiros”.

 

Aplicativo indisponível e dificuldades para conseguir esclarecimentos

No site do Reclame AQUI, os consumidores ainda na manhã desta segunda-feira têm registrado reclamações sobre o aplicativo. Uma consumidora de Niterói (RJ) afirma ter solicitado o Auxílio Emergencial e relata as dificuldades que tem enfrentado por conta da leitura e cruzamento dos dados.

“Fiz a solicitação ao Auxílio emergencial, pois encaixo em todos os critérios (MEI/ Faturamento no limite/ Chefe de família), a primeira vez veio a mensagem de dados inconsistentes (vale-se dizer que vem as prerrogativas, e não indica exatamente o que está inconsistente), realizei novamente a solicitação e desta vez com um olhar mais cauteloso, os dados e as prerrogativas estavam ok. Em menos de 24 hrs novamente foi dado a informação de dados inconsistentes, foi aonde fui analisar o meu CPF (regularizado), e o da minha Filha - 8 anos, foi neste momento que no site da RF vi que o meu nome (mãe dava incorreto, pois informei o de solteira, que voltei a usar após o divórcio, e quando informei o meu de casada deu ok), novamente reli as prerrogativas que pudessem gerar a inconsistência - CPF . Notei que no cruzamento de dados entre os sistemas, em algum momento haveria esta "Inconsistência" a não leitura de que ela é minha filha, pois sua documentação consta o meu nome de casada. O que não compreendo, é que declaro ela no meu IR, aonde já utilizo o nome de solteira, o nome dela e o seu CPF, e nesta leitura de cruzamento dá este erro. 
Resultado, não posso mais solicitar, não há um local em que possa indicar se o erro realmente está neste campo ou em outrém, não vejo uma forma de ter a informação da Caixa correta, o que fiz foi uma análise de todas as prerrogativas e eu mesma tentei identificar aonde o provável erro. Não sei se há outras mães, ou chefes de família nesta minha situação, mas gostaria de que fosse mais transparente esta parte da Caixa sobre a inconsistências”, relatou a consumidora.

Outro consumidor, de Taboão da Serra (SP), reclama da indisponibilidade do aplicativo Caixa Tem. “Fazem dez dias que estou tentando acessar o app CAIXA TEM, só da sistema indisponível, um desrespeito ao cidadão. Se eu dependesse do auxílio para sobreviver estaria passando fome ou morto!”, registrou na manhã desta segunda-feira. 

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