Black Friday vem aí! Se for comprar, confira dicas básicas para não se dar mal

Alguns passos para aproveitar as promoções e não cair nos golpes mais manjados do evento

Reclame AQUI

A Black Friday já se tornou uma das mais esperadas datas do mercado virtual no Brasil. Neste ano, o evento acontece no dia 24 de novembro, mas desde já os consumidores que pretendem fazer compras devem se preparar. Como aproveitar as promoções sem cair em golpes? Quais são as empresas mais confiáveis? Vamos lá!

Utilize o Reclame AQUI para pesquisar a reputação da empresa antes de comprar e evite as chances de cair em uma fria. Depois, confira se a oferta é verdadeira. É comum algumas lojas aumentarem os preços nos dias anteriores e darem "descontos" que apenas levam o preço para o nível normal. Por isso, faça a pesquisa antecipada!

Olhe bem a URL do site. Muitos oportunistas usam a data para enviar e-mails falsos com nomes de lojas famosas e aplicam golpes. Prefira sempre acessar diretamente o site oficial. Ah! Fique de olho também nas letras pequenas dos sites sobre o prazo de entrega dos produtos e formas de pagamento.

Lembre-se de tirar print screen da tela do computador durante a compra para servir de comprovante caso passe por qualquer transtorno com a empresa. Veja 10 passos para fazer uma boa compra:

Fique atento aos golpes mais comuns do evento

Metade do dobro, prazos e valor do frete, preço diferente no carrinho, sites falsos, dados pessoais. Durante a Black Friday, todos os cuidados devem ser redobrados, pois é uma data muito visada por cybercriminosos. Confira aqui como se proteger!

Se precisar, reclame! 

Mesmo quando o consumidor faz toda a lição de casa, às vezes as empresas deixam a desejar. Sites fora do ar, produtos anunciados, mas indisponíveis, preços diferentes no anúncio e na tela de pagamento, prazos de entrega conflitantes, vendas casadas, etc. Se encontrar algum problema, Reclame AQUI.

Registre sua queixa para que ela conste dos rankings das empresas, alertem os outros consumidores e sejam respondidas de forma mais rápida. Mais de 78% dos casos no Reclame AQUI são solucionados, segundo os próprios autores das reclamações.

Balanço de reclamações dos últimos anos

No Reclame AQUI, as reclamações do evento cresceram até a edição de 2015, quando as queixas começaram a cair. O brasileiro comprou menos e pesquisou mais, o que minimizou significativamente o volume de reclamações. No ano passado, enfrentamos uma crise econômica e política, que diminui ainda mais as queixas.

Em 2013, foram 8,5 mil reclamações. No ano seguinte, 12 mil queixas foram registradas. Já em 2015, o número caiu bruscamente para 4,4 mil reclamações. Em 2016, a queda continou: foram quase 3 mil. 

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