Black Friday 2021: Entrega express é principal motivo de reclamações

“Atraso de entrega” supera “propaganda enganosa” como principal motivo de reclamações na Black Friday 2021. Será que a entrega Express é a culpada?

Reclame AQUI

Segundo o último monitoramento do Reclame AQUI na Black Friday, realizado das 12h de quarta-feira (24/11) até as 12h desta sexta-feira (26/11), os consumidores já fizeram 6.966 reclamações no site sobre o período de compras. O volume é 20% maior em relação ao mesmo período de 2020, e entre os motivos mais reclamados está o atraso de entrega de produtos.

De acordo com os últimos anos, este motivo de reclamação se tornaria o principal apenas após a Black Friday, e não durante, como acontece neste ano. Isto porque uma nova modalidade de entrega ganhou espaço no mercado, a entrega express, que promete enviar o produto até o destino dentro de um período muito mais curto que o eventual.

Nessa modalidade de envio, um produto pode ser entregue até no mesmo dia da sua solicitação, após a confirmação do pagamento. Quando a compra é confirmada, o pedido tem prioridade e, então, é separado no estoque para embalagem e envio o mais rápido possível. Porém, talvez não seja a melhor promessa que as empresas podem realizar num dia com excesso de pedidos e entregas, não é mesmo?!

Problemas e produtos mais reclamados

Quando analisamos este motivo de reclamação com os produtos mais reclamados, identificamos itens de menor volume e peso em relação aos que tradicionalmente aparecem nas Black Fridays, como móveis e eletrodomésticos. Ou seja, produtos que podem ser entregues de moto no mesmo dia, por meio de uma entrega express.

Nada de novo para as empresas

Apesar de problemas sobre atraso de entrega serem recorrentes todos os anos durante a Black Friday, as empresas continuam não investindo em solucionar este empecilho, e portanto, não entregam o que cumprem. Para exemplificar, segundo a última pesquisa realizada pelo Reclame AQUI com as instituições, a área de logística é a que menos recebe capital para criar melhorias, porém, empata com o Atendimento entre as áreas que mais geram problemas e desafios.

Isto significa que, o consumidor precisa se atentar aos prazos de entrega, além de guardar todas as comunicações entre ele e a instituição, caso haja problemas com a compra no futuro. Já para as empresas, é urgente e necessária uma mudança focada na necessidade do cliente de receber seu produto conforme o prazo prometido, seja ele na modalidade de entrega express ou padrão.

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