Black Friday 2020 já supera 6,9 mil reclamações
Propaganda enganosa é a principal denúncia dos consumidores, seguida de problemas na finalização da compra
- Autor: Redação

O monitoramento do Reclame AQUI, que iniciou às 12h de quarta-feira (25/11), aponta que, até as 15h desta sexta-feira (27/11), os consumidores já registraram no site 6.934 relacionadas à Black Friday 2020.
Este volume medido até as 15h já supera a quantidade de reclamações de edições anteriores, como 2018, que teve 5,6 mil, e também já passou da metade do que foi registrado em 2019, quando a Black Friday finalizou com 8,8 mil reclamações.
O quadro de monitoramento mostra que, mesmo diante de poucas promoções com descontos realmente agressivos, o consumidor tem aproveitado as ofertas, mas enfrenta problemas parecidos com aqueles de edições passadas da Black Friday. Neste ano, propagandas enganosas são a principal fonte de denúncias, ficando em primeiro lugar no ranking até o momento.
Já em segundo lugar, vemos outro problema recorrente: problemas na finalização da compra. Isso indica como muitos sites não comportam o número de acessos, ou enfrentam problemas técnicos, que acabam fazendo com que o consumidor perca o desconto do produto que estava tentando comprar.
Percebe-se também que muitos compradores usam a data para adquirir produtos eletrônicos, o que acaba criando reclamações relacionadas a esses aparelhos. Itens das categorias de Informática, Celulares e Smartphones, Eletrodomésticos e Eletroeletrônicos já representam a maioria dos problemas enfrentados.
Quando os dados mostram que boa parte das reclamações são por propaganda enganosa, que estão concentradas em produtos eletrônicos, é possível ver como o Confie AQUI, nova ferramenta do Reclame AQUI, é útil aos consumidores. Ela ajuda a comparar preços, fretes e reputação das empresas, mostrando se as lojas online aumentaram os valores antes de dar o desconto.
Para usar o Confie AQUI e procurar as ofertas reais, clique no link: https://www.reclameaqui.com.br/confieaqui/black-friday
Empresas mais reclamadas pelos consumidores
Principais problemas relatados pelos consumidores
Produtos mais reclamados pelos consumidores