Black Friday 2020 encerra com mais de 140 mil reclamações e crescimento na solução dos problemas

Em relação à edição de 2019, consumidores reclamaram 15,5% a mais, e o índice de solução geral das empresas foi de 77,2%

Reclame AQUI

O Reclame AQUI encerra o monitoramento de mais uma Black Friday. Na edição 2020, marcada pela pandemia de Covid-19, foram registradas no site do Reclame AQUI 140.164 reclamações. O volume é 15,5% maior do que o registrado na edição anterior. E até o índice geral de solução por parte das empresas cresceu, ficou em 77,2%.

Para o fundador do Reclame AQUI, Mauricio Vargas, essa foi a Black Friday do atendimento, já que os bons descontos passaram longe do consumidor. Para ele, os times de atendimento agilizaram, apesar do grande crescimento das vendas e de novos internautas em 2020.

“Até 31 de janeiro (data que o Reclame AQUI computa) a Black Friday teve mais de 140 mil reclamações no Reclame AQUI, e o que vimos é que realmente o atraso na entrega ainda é o carro chefe, acompanhado da propaganda enganosa. É algo que vem melhorando com o tempo. Mas ano passado, todo mundo quis entregar bem mais rápido, e algumas promessas não foram cumpridas! Esperamos agora em 2021, uma Black Friday melhor ainda, mas que os preços e os descontos sejam maiores do que na edição passada, porque foi uma piada, o desconto”, analisa Vargas.

 

Atraso na entrega e propaganda enganosa ainda lideram os problemas

Como já é do conhecimento do consumidor, o Reclame AQUI monitora o movimento da promoção. Em 2020, esse trabalho iniciou às 12h do dia 25/11, e até a meia-noite de 27/11 registrou 9.160 reclamações. Ao fazer uma reclamação no Reclame AQUI, o consumidor teve a opção de marcar se o seu problema tinha ou não relação com uma compra feita na maior promoção do varejo brasileiro. 

Em relação aos problemas enfrentados pelos consumidores no dia 27/11/2020, sexta-feira oficial do evento, as principais reclamações foram propaganda enganosa, problemas na finalização das compras e divergência de valores. Encerrado o monitoramento em janeiro de 2021, produto não recebido, propaganda enganosa e troca-devolução do produto.

E quando o assunto é produtos com mais problemas, celular, TV e tênis lideraram ao final do dia 27/11/2020. E com o fim do encerramento em janeiro de 2021, serviços de entrega, TV e celular estão no topo do ranking. Confira todos os rankings abaixo:

 

Leia também: Com descontos fracos, “Black Friday do atendimento” encerra a edição de 2020 com 9.160 reclamações

 

 

 

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