Black Friday 2019: 57% dos brasileiros confiam parcial ou totalmente no evento

Pesquisa Reclame AQUI ouviu mais de 3,5 mil consumidores; 70% deles vão comprar na edição 2019 da maior promoção do varejo brasileiro

Reclame AQUI

Pesquisa Reclame AQUI Black Friday 2019, realizada de 16 a 30 de outubro com mais de 3,5 mil consumidores, mediu pelo segundo ano seguido a confiança de quem pretende comprar durante o evento. Ao todo, 57,27% consideram a Black Friday confiável (sendo 53,23% confiam parcialmente, isto é, é preciso pesquisar bem para aproveitar as ofertas, e 4,07% confiam muito, ou seja, é possível comprar e aproveitar os descontos). O resultado é quase 9 pontos percentuais superior a 2018, quando 49% dos consumidores disseram que confiam nas promoções.  

De acordo com o CEO Global do Reclame AQUI, Maurício Vargas, essa mudança se deve ao comportamento do consumidor. “Aos poucos o brasileiro está deixando a Black Friday com a sua cara. E as transformações pelas quais o evento está passando se deve a esse “novo consumidor”, que pesquisa mais antes de comprar, que reclama mais, se preocupa em comprar de forma segura e de marcas com boa reputação, além de denunciar o que é errado. Com isso, as empresas mudam suas atitudes também e passam a errar menos com os clientes”, analisa Vargas.

Surge um novo horário de compra

A Black Friday começa oficialmente à 0h do dia 29 de novembro. Tradicionalmente, o horário preferido para compras ainda é após as 18h. Porém, a preferência pelo horário tem diminuído a cada ano. De 2017 para cá, a redução, em média, é de 4 pontos percentuais a menos entre cada edição, o que tem mostrado outra mudança no comportamento do consumidor.

Em contrapartida, o período das 6h às 14h tem crescido. Em média, o aumento é de 2,5 pontos percentuais ao ano desde 2017. Ou seja, o consumidor pretende comprar durante o chamado horário comercial. Para o diretor de operações do Reclame AQUI, Felipe Paniago, o motivador pode ser um indício de falta de ofertas após as 18h.

“Essa mudança de hábito que acontece aos poucos e que faz o consumidor passar a comprar no horário de trabalho, por exemplo, pode ser um sinal de que o consumidor quer aproveitar as melhores ofertas sim. Pode estar acontecendo de após as 18h não ter mais ofertas tão atraentes ou até faltar produtos. Fica um alerta para as empresas, que podem traçar melhor suas estratégias de venda nesta Black Friday”, avalia.

55% dos consumidores devem experimentar novas lojas

A confiança cada vez maior na ação varejista também tem atraído novos consumidores. Este ano, 16% das pessoas ouvidas afirmaram que comprarão pela primeira vez na Black Friday. Entre os locais de compra, 50,98% dos consumidores afirmaram que vão comprar exclusivamente em lojas online.

Outro ponto a destacar é que 55% dos consumidores irão experimentar lojas novas, mas para esse público, o Reclame AQUI faz um alerta. “A Black Friday não é a oportunidade ideal para testar novas marcas e sites por conta dos fraudadores e sites falsos, essa é uma época perigosa. O que orientamos é o consumidor procurar marcas conhecidas por ele e grandes sites com boa reputação por motivos de segurança, claro, e poder resolver qualquer problema eventual no pós-compra”, orienta Vargas.

Vai comprar para o Natal?

A pesquisa também mostra que o consumidor está arriscando menos quando se trata de compras de Natal durante a Black Friday, 49,34% não vão comprar os presentes durante a promoção. Há uma redução média de 4 pontos percentuais a cada ano desse público, o que pode ser um sinalizador de más experiências, atraso ou não entrega dos produtos em tempo para o Natal.

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