Bancos receberam mais de 2,3 mil reclamações sobre a prorrogação do pagamento de dívidas

A possiblidade de adiar o pagamento das dívidas por 60 dias foi anunciada pelos bancos no dia 16 de março com a intenção de reduzir os impactos sociais e econômicos decorrentes da pandemia

Reclame AQUI

Desde que anunciaram a possibilidade de suspensão da cobrança por 60 dias de parcelas de algumas linhas de financiamento, os bancos Itaú Unibanco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Santander e Bradesco têm recebido uma série de reclamações. Um levantamento feito Reclame AQUI aponta que do dia 16 de março – quando foi feito o anúncio - até o dia 5 de abril, os clientes desses bancos registraram no site 2.335 reclamações sobre a prorrogação de pagamentos de contratos. Dentro desse montante, 1.058 são sobre a dificuldade em ser atendido pelos canais oficiais das instituições para solicitar o serviço.

A pausa na cobrança foi anunciada dia 16 de março, mas ela só acontece se o cliente faz a solicitação. A espera e o alto volume de procura eram esperados, já que diante da crise gerada pela pandemia de Covid-19 tem afetado os rendimentos das famílias.  De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), entre os dias 16 de março e 3 de abril, os bancos receberam mais de 2 milhões de pedidos de renegociação e carência.

"Acredito que num primeiro momento, os bancos bateram cabeça, mas pelo o que vemos na televisão existe uma automação desses casos. Mas a pergunta é: a que juros? Qual é o juro? Porque isso vai ser cobrado, essa prorrogação vai ser cobrada e jogada lá atrás custo? É um custo solidário também?", questiona o fundador e CEO Global do Reclame AQUI, Mauricio Vargas.


Mais de 2,3 mil reclamações

No site do Reclame AQUI, os consumidores com contratos nesses bancos têm reclamado sobre a dificuldade para conversar com as instituições e solicitar a pausa na cobrança e também do atendimento e informações confusas, como pontuou um consumidor de São Gonçalo.
“Entrei em contato com minha agência para obter informações sobre a pausa da cobrança das parcelas. Tenho um empréstimo de 36 parcelas que já foram quitadas 14 parcelas. Fui atendida pela Natália, que disse que se eu pedir a pausa dos 60 dias o Banco fará um novo contrato e eu terei de pagar as 36 parcelas novamente, ou seja, que ajuda é essa?”, questiona. 

Esse outro, de Marília (SP), não consegue conversar com o banco para prorrogar o financiamento e reclama de informações desencontradas. “Bom dia !! Estou a dias tentando contato para prorrogar o meu financiamento, sou comissionista e diante deste cenário, não estou com condições. A Caixa anuncia a prorrogação, mas não consigo efetivar, muitos dos canais oferecidos não tem a opção. No 0800 me informaram que pelo aplicativo e pelo caixa eletronico tb é possivel, mas não tem a opção, pois é um CDC. No Whatsapp não respondem, no chat tb não consigo acesso. Ligo no banco e falam que não estão atendendo para tratar deste assunto. Na ouvidoria tb não consegui contato”. 

A mesma situação desse consumidor de Divinópolis (MG). “...Procurei a agencia 0372-7 e não me atenderam tentei ligar em varios numero de telefone 0800 e nao conseguiram resolver meu problema..disseram para mim que seria so com agencia minha .. tentei liga ma minha agencia que fiz o financiamento nao atende telefone .. tentei pelo aplicativo do banco e nao tem opção de pausar financiamento .. queria uma resposta do banco ou entrasse em contrato com migo”. 

 

Nem todos os contratos são passíveis de suspensão

Na quinta-feira (2), o Reclame AQUI Notícias telefonou para o número de contato que cada banco disponibilizou para SAC, e por consequência, a renegociação de financiamentos e empréstimos. Todos avisam por meio de mensagens automáticas os novos horários de atendimento reduzidos e que o tempo de atendimento está comprometido, com maior espera. Sendo assim, solicitam aos consumidores o uso de canais digitais como aplicativos e sites.

É importante que o consumidor consulte com cada banco as condições para cada modalidade de empréstimo que está sendo contemplada e quais situações elas podem ser aplicadas, já que elas variam entre as instituições. Em alguns bancos, por exemplo, o pagamento das parcelas anteriores precisa estar em dia, já em outros o consumidor pode estar com duas atrasadas, também existem regras para o prazo dos pedidos.

 

O que dizem os bancos

O Reclame AQUI enviou um e-mail para as assessorias de imprensa de cada banco e solicitou um posicionamento sobre o assunto. Apenas os bancos Itaú e Santander se pronunciaram.

Itaú Unibanco

De acordo com a assessoria de imprensa da empresa, até agora, a instituição prorrogou mais de 300 mil contratos, e que tem recebido a solicitação de clientes que não fazem parte dos modelos que se encaixam na liberação estabelecida pelo banco.

O Itaú Unibanco está cumprindo rigorosamente o compromisso assumido de atender a pedidos de prorrogação, por 60 dias, dos vencimentos de dívidas de Clientes Pessoas Físicas e Micro e Pequenas empresas para os contratos vigentes em dia e limitados aos valores já utilizados e está à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas que tenham em relação à oferta apresentada. O banco está empenhado em apoiar pessoas físicas e empresas neste momento desafiador.

 

Santander

“O Santander trabalha continuamente na melhoria dos seus processos, ofertas e tem redobrado esforços no atendimento aos clientes nesse período de alta demanda, tornando-os mais simples e ágeis para garantir a satisfação dos consumidores com o Banco. Desde a semana passada, por exemplo, os clientes com parcelas de dívidas vencidas em crédito pessoal e não pagas desde o último dia 16 de março de 2020, ou que tenham prestações a vencer até 15 de maio, poderão ter o prazo para o pagamento automaticamente prorrogado por até 60 dias, sem qualquer acréscimo, dispensando a necessidade de ir à agência ou ligar para a central de atendimento.”

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