Bancos prorrogam por 60 dias o vencimento de dívidas de pessoas físicas e MPE

A medida pretende estimular a economia e tem a participação do Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú Unibanco e Santander

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Para amenizar os efeitos econômicos negativos causados pela propagação do novo coronavírus, os bancos irão prorrogar por 60 dias os vencimentos de dívidas de clientes. A medida é válida para as pendências de pessoas físicas e Micro e Pequenas Empresas (MPE) com os contratos vigentes em dia e limitados aos valores já utilizados.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), a medida que pretende estimular a economia tem a participação dos cinco maiores bancos: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú Unibanco e Santander. A partir de agora, cada instituição vai estabelecer qual tipo de dívida poderá ser prorrogada. Sendo assim, cada cliente precisa entrar em contato com o banco via telefone ou pela internet para se informar se a sua solicitação está contemplada na medida antes de ir às agências, evitando aglomerações.

“A Federação Brasileira de Bancos e seus bancos associados, sensíveis ao momento de preocupação dos brasileiros com a doença provocada pelo novo coronavírus, vêm discutindo propostas para amenizar os efeitos negativos dessa pandemia no emprego e na renda. Entendem que se trata de um choque profundo, mas de natureza essencialmente transitória. Os bancos estão engajados em continuar colaborando com o País com medidas de estímulo à economia”, afirmou a instituição em nota

A decisão dos bancos veio logo após o Conselho Monetário Nacional  (CMN), órgão do governo responsável pela formulação da política da moeda e do crédito, anunciar medidas que liberaram recursos que os bancos tinham que deixar parados. Pela nova regra, as instituições financeiras não precisam mais separar um dinheiro como garantia quando repactuar uma dívida com um cliente.

Serviços online evitam ida às agências

A Federação Brasileira dos Bancos reforça ainda aos consumidores que usem os canais digitais para realizar pagamentos e outras operações, evitando ir até uma agência. Internet banking, mobile banking e banco por telefone são alternativas práticas e rápidas para evitar contato com um número de pessoas acima do necessário.


Fonte: Uol/Febraban/O Globo

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