Atenção para os golpes após vazamento de dados de mais de 220 milhões de brasileiros

Informações estão expostas na internet e podem gerar enxurrada de ações de golpistas nos próximos meses

Reclame AQUI

Em janeiro, veio a público uma notícia um tanto assustadora: o megavazamento de 223 milhões de CPFs e 40 milhões de CNPJs, o que já é considerado o maior roubo de informações pessoais do país. 

Os dados atrelados a esses documentos incluem e-mail, telefone, endereço, foto do rosto, título de eleitor, score de crédito, declaração de imposto de renda, poder aquisitivo, entre outros. Em fóruns na internet, esses dados já são vendidos por bitcoins, que podem ser adquiridos por criminosos para aplicar golpes. 

Diante disso, o que fazer para se proteger nesse momento? É preciso estar alerta para todo tipo de tentativa de abordagem por terceiros. Portanto, confiram nossas dicas.

Troque suas senhas

De posse de informações pessoais e endereço de email, outras pessoas podem conseguir acessar contas suas em sites na internet. Por isso, a primeira ação a se tomar é atualizar todas as senhas que você conseguir em lojas virtuais e serviços online. Especificamente para o e-mail e redes sociais, o ideal é ativar a verificação em duas etapas. Isso significa que quando você faz login, o site envia um código de confirmação, geralmente por SMS, para confirmar que é você mesmo que está tentando realizar o acesso. Muitos outros sites já usam esse tipo de tecnologia para evitar invasões.

De olho no app do banco

Monitore suas transações financeiras e esteja atento a compras indevidas e outras movimentações, principalmente no cartão de crédito. Com dados detalhados de pessoas físicas, como data de nascimento, nome completo e CPF, o golpista pode contratar serviços financeiros ou transações junto à instituição bancária. 

Mensagens e ligações

Um vazamento dessa proporção mune o criminoso de muitas informações para aplicar golpes como o de phising. Através de e-mails, aplicativos, sites ou ligações, é possível pedir a confirmação de dados que o golpista até já tem, mas com o objetivo de adquirir senhas ou dados bancários. Duvide especialmente se solicitarem a confirmação de número de cartões de crédito ou outros detalhes. Nessas horas, é importante olhar se o endereço do e-mail tem caracteres aleatórios e se ao lado da URL do site, em seu navegador, ao um símbolo de um cadeado, indicando que é um ambiente seguro para seus dados.

Reclame AQUI é seu aliado

Se perceber que teve alguma conta na internet invadida, movimentações financeiras estranhas ou outras questões, como sempre, pode contar com o Reclame AQUI! Você pode entrar em contato com as empresas deixando sua reclamação. Mas fique ligado: evite colocar seus dados na mensagem e envie apenas se forem solicitados pela empresa na etapa da tratativa, através de mensagens privadas em nosso site.

Faça um comentário