Apenas 21% dos beneficiários sacam PIS/Pasep na primeira fase

Cotistas seguiram recomendação do governo e esperam até agosto para receber o recurso reajustado

Ricardo Matsukawa/VEJA.com

Apenas 21% dos beneficiários com menos de 60 e mais de 57 anos fizeram o saque do Programa de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) na primeira fase do calendário, informou o Ministério do Planejamento nesta última terça-feira (3).

A maioria dos cotistas seguiram a recomendação do governo e quem esperar até agosto para sacar, receberá os recursos já com o reajuste anual dos fundos, que pode chegar a 10%. "Explicamos que quem pudesse esperar para sacar entre agosto e setembro receberia um valor maior, devido à correção", destacou o diretor de Assuntos Financeiros do Ministério do Planejamento, Sergio Calderini.

O primeiro lote havia sido liberado entre os dias 18 e 29 de junho e agora só estará disponível a partir de agosto. No dia 8 de agosto, cotistas de todas as idades podem ter acesso ao valor, que cairá como crédito em conta para correntistas da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. E a partir do dia 14 de agosto, o dinheiro poderá ser solicitado por beneficiários de todas as idades diretamente nas agências bancárias.

Quem tem direito?

O fundo PIS/Pasep liberado no último dia 18 de junho destina-se àqueles que trabalharam com carteira assinada entre 1971 e 4 de outubro de 1988. Estão inclusos nessa lista tanto servidores públicos quanto trabalhadores da iniciativa privada e militares. Em média, segundo o Ministério do Planejamento, o valor recebido é de R$1.375, mas varia de acordo com o tempo de contribuição.

Leia: Eletropaulo fará reajuste médio de mais de 15% nas contas de luz

Fonte: Destak

Leia tudo sobre

Bancos Cidadania Economia Feed

Faça um comentário