8 dicas para comprar com segurança nesse Dia das Mães

Dados do Instituto Reclame AQUI ajudam a orientar o consumidor na hora das compras

Reclame AQUI

O Dia das Mães costuma ser uma daquelas datas que todo mundo garante um presente. Mas, como sempre, o brasileiro costuma deixar tudo pra última hora. Pesquisa do Instituto Reclame AQUI aplicada entre os dias 23 e 26 de abril, com 21.400 respostas, mostrou que 76,5% dos que pretendem comprar presente este ano ainda não tinham adquirido nenhum produto. 

Desses, 78,7% pretendem realizar a compra 1 semana antes da data, enquanto 15% vão procurar o presente um dia antes, e outros 6,3% no próprio Dia das Mães. Então, como ainda tem muita gente que vai correr atrás do prejuízo, o Reclame AQUI Notícias reuniu algumas dicas para ajudar o consumidor na hora da compra.

1) De olho no preço

Fique atento! Com a inflação e alta do dólar provocadas pela pandemia, algumas lojas elevaram os valores dos produtos. Portanto, é importante acompanhar a variação de preço dos itens ao longo do tempo, pesquisando para ver se a compra vale a pena. Para isso, use a ferramenta de comparação de preços do Reclame AQUI, o Confie AQUI!

2) Atenção para os golpes

Segundo a pesquisa, das 23,5% pessoas que declararam que já compraram presente, 69,4% usaram lojas online. O aumento das compras virtuais é uma tendência impulsionada pela pandemia, por isso, muita gente ainda está descobrindo o e-commerce. Mas essa dica vale tanto para os novatos quanto para os veteranos desatentos: cuidado para não cair em golpes de sites de fachada! Se você se interessar por uma loja nova, pesquise se existem informações sobre ela no Reclame AQUI, procure se o site fornece informações como localização e CNPJ, e busque também opiniões de outros consumidores sobre ela.

3) Trocas presenciais

30,6% dos consumidores preferiram ser mais tradicionais e compraram o presente em lojas físicas. Em compras nesse tipo de varejo, lembre-se que não existe direito a troca ou arrependimento, a não ser que isso seja informado no ato da compra. Sempre pergunte as condições de devolução ao vendedor!

4) Mais dicas de troca

Entre aqueles que já se adiantaram, 30,7% compraram roupas e calçados e 27,7%, cosméticos. Esses são aqueles produtos que a mamãe presenteada pode não gostar do modelo da roupa, do tamanho, da fragrância de um hidratante ou da cor de um batom. Portanto, verifique a política de troca de cada loja, seja online ou física. Com a pandemia, algumas empresas adotaram regras e prazos mais flexíveis que podem ajudar a preservar a saúde e a segurança do consumidor.

5) Se garanta com a garantia

Ainda que seja uma minoria, esse ano alguns consumidores resolveram investir um pouco mais nos presentes. 8,2% compraram celular, enquanto 6,4% adquiriram eletrodomésticos de linha branca (como geladeira e micro-ondas) e 6% vão presentear com eletrônicos em geral. Esses são itens que demandam um pouco mais de atenção na hora da compra, para não ter problemas no futuro. Por isso, não esqueça de pedir informações sobre a garantia do produto.

6) Prazos na pandemia

Como já mostramos, muita gente já comprou pela internet esse ano e muitos ainda vão adquirir o presente de Dia das Mães em lojas virtuais. Nesses casos, é muito importante ficar de olho no cumprimento do prazo de entrega. Como muita gente vai deixar pra comprar em cima da hora, e com as dificuldades de logística impostas pela pandemia, é necessário ficar de olho nos atrasos. Exija o código de rastreio da mercadoria para acompanhar “o caminho” do produto até a entrega.

7) Fuja da venda casada

Cuidado! Fique alerta para serviços oferecidos no ato da compra, como garantia estendida, seguros… essa prática é chamada de “venda casada” e o consumidor não é obrigado a comprar algo que ele não queira. Ela é considerada ilegal pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).

8) Nota Fiscal é direito seu

E para evitar muita dor de cabeça e eventuais problemas, exija sempre a Nota Fiscal, independente da loja que você for comprar, física ou online. Essa é uma garantia que pode te ajudar muito na hora de fazer devoluções e trocas, ou caso o produto apresente um defeito.

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