5 dicas para saber se o SMS que você recebeu é do seu banco ou de um golpista

Mensagens fraudulentas geralmente incluem um link e incentivam o destinatário a clicar nele

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A praticidade dos bancos se comunicarem com seus clientes virtualmente vem crescendo a cada dia, principalmente por alguns deles não obterem uma sede física. Esta modernidade tem suas vantagens, mas também suas desvantagens, no requisito segurança.

Com certeza, algum dia, você já recebeu um SMS do seu banco, não é mesmo? Mas como saber se a mensagem é realmente confiável? Muitos golpistas tentam tirar proveito desta nova tendência e enviam mensagens falsas se passando pelos bancos.

O especialista em informática Richard Thomas, da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, mostra o quão convincentes essas mensagens podem ser e ensina como detectar esse tipo de golpe.

1. Pedido para clicar em um link

Mensagens fraudulentas geralmente incluem um link e incentivam o destinatário a clicar nele. Nunca se deve responder ou clicar no endereço enviado. Elas também podem solicitar que você baixe um arquivo ou um software. Não o faça!

2. Número de telefone para ligar

Segundo Thomas, muitas dessas mensagens têm um número de telefone para entrar em contato. "Nem pense em ligar para esse número", alerta. "Se você quiser entrar em contato com seu banco, verifique o número de telefone no verso do cartão bancário ou no site da entidade".

3. O número aparece numa pesquisa de internet

Outra maneira de checar se uma mensagem é falsa ou não é fazer uma busca na internet pelo número que a está enviando. Basta checar se o número aparece nos sites onde esse tipo de golpe é denunciado. Você também pode colocar o número entre aspas no Google ou em outro mecanismo de pesquisa para descobrir se aparece em alguma denúncia de golpe.

4. Pedido de senha e outras informações

Você nunca deve fornecer senhas ou informações pessoais e confidenciais por meio de uma mensagem de texto. "Um banco nunca entraria em contato com você para pedir sua senha", explica Faye Lipson, jornalista da Which, organização britânica de consumidores.

5. Mensagens que chegam “do nada”

Thomas diz que as mensagens fraudulentas geralmente vêm "do nada" e são enviadas sem que tenha sido feita qualquer solicitação. Normalmente, essas mensagens dizem que o banco atualizou "os termos e condições do serviço" ou que você precisa "confirmar seus dados".

Se você suspeitar de fraude, é recomendável bloquear o número que enviou a mensagem para não ficar registrado na rede dos vigaristas. "Nunca acredite que, porque a mensagem diz ser de uma entidade conhecida, ela é autêntica", diz a jornalista Lipson.

A especialista também recomenda que nunca se deve dar seu número nas redes sociais ou responder as mensagens com "pare" ou palavras parecidas para interromper o envio, "porque assim você estará apenas informando aos golpistas que sua linha de telefone está ativa".

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Fonte: G1

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