Veja como se dar bem nas compras para o Dia dos Namorados

Busque sites confiáveis e procure saber a reputação da empresa no ReclameAQUI

IgorTishenko

O Dia dos Namorados (dia 12) está chegando e muitos consumidores devem aproveitar a data para dar aquele presente esperado pela pessoa amada. Mas antes de ir as compras, vale a pena conferir algumas dicas para não cair no prejuízo.

O ReclameAQUI Notícias listou cuidados para que você não tenha dores de cabeça e exija seus direitos, caso ocorra algum imprevisto antes e na hora da compra do presente ideal. Veja:

Preços

Antes de mais nada, pesquise os preços dos produtos e dos serviços que pretende adquirir. Nesta época do ano, muitos estabelecimentos oferecem bons descontos para aqueles que pagam à vista. E nas compras a prazo, compare o preço à vista com o valor total financiado. O valor das parcelas não deve comprometer o orçamento.

Prazo de garantia e troca

Procure sempre saber sobre o prazo de garantia do produto e verifique qual o prazo de troca que a loja em que você está comprando oferece em caso de defeito do produto. O lojista não é obrigado a trocar o produto se ele não apresentar defeito e estiver em perfeitas condições de uso. Se o presente não agradou, não serviu ou não era bem da cor esperada, o jeito é contar com a boa vontade do comerciante.

Quando se trata de problemas aparentes em serviços ou produtos não duráveis (roupas, alimentos, etc.), você tem até 30 dias para fazer sua reclamação. No caso dos duráveis (eletrodomésticos, por exemplo), o prazo é de até 90 dias.

Compras pela internet

Busque sites confiáveis. Verifique se possuem SAC e se há reclamações contra eles na página do ReclameAQUI. Além disso, fique atento ao valor do frete, à forma de pagamento e à política de troca do site.

Exija o comprovante da data de entrega que foi combinado. Se no prazo de até sete dias o cliente desistir da compra por algum motivo, ele pode fazer a devolução, já que não teve a oportunidade de ver ou experimentar antes da compra.

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Flores

Nesta época do ano, os mais românticos procuram presentar a pessoa amada com flores. Pela alta procura, os preços poderão ser elevados. Então, é recomendável pesquisar os preços e o tipo da flor ou do arranjo antes de comprar. As floriculturas devem informar, em local visível, a tabela de preços completa, inclusive dos arranjos especiais e da taxa de entrega.

Se for uma encomenda, tudo deve ser feito por escrito: tipo de flores ou arranjo, horário, local e mensagem. E o cliente deve solicitar confirmação da entrega e exigir nota fiscal ou recibo.

Cestas temáticas 

Muitas são as opções de cestas, como de pães, frutas, flores etc. Feita a escolha, o comprador deve verificar se todos os itens estão dentro do prazo de validade e exigir que não haja contato direto dos produtos alimentícios com produtos químicos (cosméticos, por exemplo) ou com flores. É importante verificar se a pessoa que vai receber o presente possui alguma restrição nutricional em sua dieta (diabéticos, vegetarianos, hipertensos, etc).

Restaurantes e casas noturnas

Para quem preferir comemorar a data com um jantar romântico fora de casa, lembre-se que a taxa de 10% do garçom não é obrigatória, além de que a informação referente a ela deve ser prestada no cardápio e na nota fiscal de forma clara e precisa, orientando o consumidor de que a cobrança é opcional. O estabelecimento também deve informar previamente sobre as cobranças de qualquer tipo de couvert.

Em casas noturnas, a cobrança de consumação mínima é ilegal. Conforme o Código de Defesa do Consumidor, é proibido ao fornecedor impor limites quantitativos de consumo a seus clientes. Outra cobrança considerada abusiva é a multa pela perda da comanda.

Hotéis e motéis

Em geral, motéis e hotéis fazem promoções para essa data, mas mesmo assim confira as possibilidades de acomodações, os respectivos preços, as formas de pagamento e quantas horas compreendem a diária/pernoite.

Os estabelecimentos têm a obrigação de prestar esclarecimentos quanto à informação de preços praticados. Os preços dos itens contidos no frigobar também devem ser informados previamente e por escrito.

Cinemas

Os itens como: horários de exibição do filme, a faixa etária, o preço do ingresso e a lotação ideal da sala de projeção devem estar apresentados de forma clara para os clientes. Qualquer alteração na programação deve ser comunicada com antecedência.

Se o estabelecimento em questão vende produtos alimentícios no saguão de espera de sua sala de projeção, não poderá proibir a entrada de pessoas portando alimentos similares adquiridos em outros locais.

Vale presente

Na dúvida sobre o que comprar, algumas pessoas optam pelo vale presente. Todas as informações sobre o vale devem constar por escrito.

É importante definir com o lojista e anotar na nota fiscal como será restituída a eventual diferença de valores entre o vale presente e a efetiva aquisição do produto. O estabelecimento é obrigado a restituir a diferença em moeda corrente, contra vale ou de forma a complementar o valor para aquisição de outro produto.

Cosméticos

O consumidor deve observar o rótulo e atentar para informações importantes, como quantidade, data de fabricação, composição química, condições de armazenamento e validade. Todas as informações devem estar em língua portuguesa.

Caso tenha algum problema com alguma das categorias acima, ReclameAQUI!

Fonte: O Globo

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