Veja como cuidar das economias com o prolongamento da pandemia

Brasil vive pior momento da crise sanitária e é preciso manter o controle financeiro para imprevistos

Reclame AQUI

Um ano após as primeiras medidas de contenção da Covid-19 serem implementadas no Brasil, a pandemia atinge seu momento mais dramático. Em um cenário de incertezas e, para completar, com inflação alta, é preciso estar preparado para os imprevistos e guardar mais dinheiro para eventuais emergências.

O Reclame AQUI Notícias reuniu algumas orientações que podem te ajudar a se organizar financeiramente nesse momento de crise, que pode trazer muitos imprevistos. Ao ver reunidas em um só lugar essas medidas, você pode acabar se tocando de algo que ainda não está fazendo para conter os gastos.

Na ponta do lápis

Antes de qualquer coisa, é preciso ter ideia dos seus principais gastos. Primeiro, anote todas as suas despesas fixas: aluguel, luz, água, gás, internet, plano de celular, etc. Esses gastos são mais difíceis de cortar, mas em momentos de crise, é possível avaliar junto à sua operadora pacotes de telefone e banda larga que sejam mais em conta. 

Depois, veja quais os seus gastos variáveis e supérfluos: alimentação, assinaturas de streaming, combustível, etc. Aqui fica mais fácil avaliar o que é possível cortar. No mercado, infelizmente é a hora de abrir mão daqueles pequenos luxos e fazer substituições: trocar o filé mignon pela alcatra, optar por alimentos que rendem mais, como feijão e macarrão, enfim, a ideia é buscar formas de enxugar a conta. 

E por mais que estejamos hoje acostumados às praticidades da tecnologia, assinar mais de um serviço de streaming também é uma regalia. Esta é a hora de rever esses pequenos gastos que podem ser eliminados e que, juntos, acabam pesando no fim do mês.

Ajudas portáteis

Boas soluções para manter o controle das suas despesas estão na palma da sua mão. Os aplicativos de banco, ou mesmo outros exclusivos para organização financeira, oferecem formas práticas para você ter uma visão geral dos seus gastos. Assim fica mais fácil saber o que está pesando mais no seu bolso.

Esses apps permitem que você catalogue cada pagamento feito, criando categorias personalizadas, como: compras de mercado, pet shop, despesas de casa, gastos do carro, etc. Dessa forma dá para ter uma noção muito melhor do destino do seu dinheiro.

E se algo inesperado acontecer, como um utensílio de cozinha quebrar, ou se você precisar comprar algo novo pra sua casa se adaptar ao home office? Caso precise realizar compras, use o Compare AQUI, o comparador de preços do Reclame AQUI, para você poder economizar ao máximo nesse momento, pesquisando as melhores pechinchas.

Guardar sempre

Pronto. Agora que você fez uma revisão geral em suas finanças, pode ser que sobre algum dinheiro no final do mês. Essa é a chance de poupar para eventuais imprevistos, ainda mais considerando o atual contexto de instabilidades provocadas pela pandemia.

Para uma reserva de emergência, o ideal é colocar o dinheiro extra numa poupança mesmo. O acesso ao valor é mais fácil, caso precise ser utilizado imediatamente, se comparado a fazer a aplicações em renda fixa ou tesouro direto, por exemplo. Ainda assim, esses dois últimos exemplos são ideais para quem deseja que o dinheiro renda um pouco mais, além de serem investimentos mais indicados aos leigos e a quem deseja realizar aplicações de baixo risco.

Faça um comentário