Sinal de Wi-Fi fraco em casa? Veja 4 dicas que melhoram a intensidade

O ideal é deixar o roteador o mais alto possível e longe de aparelhos que transmitem sinais

Reprodução/AndroidPit

Muitas vezes o sinal de Wi-Fi fica mais fraco em algum lugar da casa, certo? Sabemos que é uma situação bem frustrante, afinal, não se paga barato pelo serviço de internet no Brasil. Por isso, que tal ficar por dentro de algumas dicas de como obter uma conexão wireless melhor?

Pode ser necessário fazer algumas mudanças em sua casa ou apartamento. As modificações devem servir para diminuir a atenuação, algo que provoca redução de intensidade de sinal.

Mas, antes de mudar qualquer coisa de lugar, instale um aplicativo em seu smartphone que meça a velocidade de Wi-Fi, como o Speedtest, disponível para Android e iOS.

Ande de cômodo em cômodo e registre as medidas de ping, download e upload. Assim, você poderá comparar as alterações no sinal.

Localização do roteador

Coloque o roteador o mais alto possível, como no topo de uma estante, em uma área central. Nunca o deixe rente ao chão. Se você morar em um sobrado, prefira a instalação no segundo andar. As ondas se movem com mais facilidade e para o lado e para baixo.

Deixe o caminho livre

Ainda assim, o concreto e os tijolos das paredes, além cabos de força, espelhos e móveis, provocam impacto na qualidade do sinal. Deixe livre o caminho das ondas. Isso pode ser feito apenas observando os obstáculos visíveis para decidir qual é o melhor lugar para colocar o roteador wireless.

Lixo por Wi-Fi grátis? Máquina que faz essa troca é usada em festivais 

Longe de aparelhos que transmitem sinais

Evite que o roteador fique próximo de agentes que operam na mesma frequência, como microondas, telefones sem fio, babás eletrônicas e quaisquer tipos de aparelhos que transmitem sinais. Se não for possível, troque a largura de banda, de 2.4GHz para 5GHz. Hoje, muitos roteadores possibilitam essa mudança.

Atualize seu roteador

Os dispositivos desse gênero ficam obsoletos com rapidez e nem sempre o que é oferecido pelas empresas são os melhores do mercado. Tenha em mente que pode ser necessário comprar algo mais adequado a sua necessidade.

Reiniciar o aparelho também pode surtir efeito. Quando a conexão parecer ruim, tente. Mexa nas antenas de seu roteador; trocar a posição faz sim diferença. 

Se seu roteador suportar antenas externas substituíveis, procure encontrar uma que seja adequada ao seu espaço. Outra saída são os repetidores wireless que funcionam bem e podem custar menos de R$ 100. 

Fonte: UOL

Leia tudo sobre

Dicas Internet

Faça um comentário