Saiba como fazer para pagar suas contas no período de Carnaval

Agências bancárias estarão fechadas na segunda-feira, dia 12, e na terça-feira, 13

Rondonotícias

Antes de mais nada, Carnaval não é feriado. Por isso fique muito atento para fazer o pagamento de suas contas. As agências bancárias estarão fechadas para atendimento ao público na segunda-feira, dia 12, e na terça-feira, 13. Já na quarta-feira de cinzas, dia 14, os bancos abrirão ao meio-dia.

Previna-se!

Segundo a Febraban, a população pode utilizar os canais eletrônicos e correspondentes para o pagamento das contas. Além disso, os tributos que possuem código de barras podem ter o seu pagamento agendado nos caixas eletrônicos, no internet banking e pelo atendimento telefônico do banco. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via Débito Direto Autorizado.

“Os bancos possuem ferramentas que possibilitam ao cliente agendar pagamentos e acompanhar os lançamentos na conta corrente pelo aplicativo do banco no celular”, informa o diretor-adjunto de Operações da Febraban, Walter Tadeu Pinto de Faria.

Contas que podem ser pagas depois

As contas de consumo (água, energia, telefone etc) e carnês que vencerem nos dias 12 ou 13 poderão ser pagas sem acréscimo na quarta-feira (14).

Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a Febraban sugere antecipar o pagamento.

E se eu esquecer?

Caso o devedor não efetuar o pagamento da prestação no primeiro dia útil subsequente, os juros só podem ser cobrados a partir desse dia útil. Caso haja a cobrança de multa retroativa ao vencimento da obrigação, esta deve estar prevista em contrato assinado pelo consumidor. 

Veja mais: Como os transportes públicos funcionarão no RJ e em SP no Carnaval

Fonte: G1

Leia tudo sobre

Bancos Carnaval Feed

Faça um comentário