Sabia que aparelhos em stand-by podem gastar mais energia?

A energia mais cara, e com perspectivas de que isso se intensifique ainda mais até o fim do ano, tem levado a população a testar sua criatividade na hora tentar diminuir o impacto do aumento no valor de suas contas de luz.  Aparelhos em stand-by por exemplo, podem gastar mais energia do que durante seu uso. Os dados são do Instituto Akatu.

No caso de um aparelho de DVD, por exemplo, o gasto do aparelho ligado em stand-by pode ser maior que durante o seu uso. Todos os aparelhos em stand-by podem representar 12% do consumo de uma casa. Se o aparelho for usado por duas horas, duas vezes por semana, ficando o resto do tempo em stand-by, em um mês vai consumir energia suficiente para usar o DVD por quatro meses.

Ar-condicionado 

Sabia que no verão, o ar-condicionado chega a representar até um terço do consumo de energia da casa? E que quanto mais BTUs (Unidade Térmica Britânica, que mede a capacidade de resfriamento do aparelho) tem um ar-condicionado, mais energia ele consome?

Por isso é bom ficar esperto e comprar o aparelho necessário para esfriar o tamanho do seu ambiente. Além disso, você pode optar por aparelhos que contenham o selo Procel, o que garante uma economia em torno de R$ 200,00 em um ano.

Chuveiro elétrico

Reduzir o tempo do banho é o modo mais eficiente de se economizar. Em dias quentes coloque a chave na posição “verão”, isso representa uma economia de 30%. Limpe os furos de saída de água e nunca reaproveite uma resistência queimada. Isso aumenta o consumo e põe em risco a sua segurança.

Computador

Computadores devem ser desligados sempre que forem ficar mais de 2 horas sem utilização. Já o monitor deve ser desligado a partir de 15 minutos sem utiliza-lo.

Geladeira

Apesar de funcionar para este fim, a geladeira não foi feita para secar tênis, panos e roupas, então a atitude deve ser evitada. Sua limpeza e degelo devem ser feitos periodicamente. Verifique as borrachas de vedação das portas e não coloque paninhos nas prateleiras.

Ferro elétrico

Acumule grande quantidade de roupa e a passe de uma só vez. Passe roupas leves, como lingeries, após desligar o ferro. Se interromper o serviço, mesmo que por pouco tempo, desligue o ferro.

Lâmpadas

Aproveite a luz natural do dia. Apague a luz sempre que for deixar um local vazio. Escolha lâmpadas fluorescentes para locais onde a luz fica acesa mais de quatro horas por dia. Troque lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou LEDs, que gastam de 60% a 80% menos energia que uma incandescente.

Lavadora de roupas

Lave o máximo de roupas indicado pelo fabricante de uma só vez.Limpe o filtro da máquina com frequência.

Televisão

Não deixe a TV ligada sem necessidade. Escolha um aparelho com timer que, se programado, desliga automaticamente.

Aparelhos com stand-by

Retire da tomada aqueles equipamentos que são pouco utilizados e que usam modo de espera (stand-by).

Fonte: Uol

 

Leia tudo sobre

Economia Energia

Faça um comentário