Reclame AQUI e Ministério da Transparência responderão os cidadãos

Ouvidoria-Geral da União vai atender Reclamações sobre Prestação de Serviços do Governo Federal

Diego Viñas|Reclame AQUI

O Reclame AQUI e o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle firmaram um acordo de cooperação para aprimorar a prestação de serviços públicos federais ao cidadão brasileiro. Todas as reclamações recebidas pelo portal Reclame AQUI (http://cidadao.reclameaqui.com.br)/, referentes a serviços públicos prestados no âmbito federal, serão automaticamente encaminhadas à Ouvidoria-Geral da União – serviço mantido pelo Ministério da Transparência para o atendimento do governo federal ao cidadão desde dezembro de 2014.

No primeiro momento o canal irá responder a reclamações, dúvidas e pedidos de orientação sobre serviços públicos, referentes a cerca de 95 instituições do governo federal, entre universidades, autarquias e órgãos da administração direta e indireta. Gradativamente todas as 306 Ouvidorias Federais estarão ligadas ao canal. O atendimento será feito por uma integração entre as plataformas do Reclame AQUI, o maior portal de consumidores do mundo, e do E-ouv, a ouvidoria do cidadão, criada em 2014, pela Instrução Normativa 01/2014 (ver íntegra em anexo).

“Nossa proposta é atender cada vez melhor os cidadãos, fazendo com que suas necessidades se convertam em sinalizadores para a desburocratização e o aprimoramento dos serviços públicos no Brasil”, explica o ministro da Transparência, Torquato Jardim. De acordo com o ouvidor-geral da União, Gilberto Waller, essa parceria nasce “com o objetivo de atender o cidadão diretamente, e incentivar sua participação na elaboração de políticas públicas”.  “Para nós, significa uma grande vitória, o reconhecimento da importância de uma ferramenta criada pela iniciativa privada, para defender os direitos dos brasileiros”, afirma Maurício Vargas.

Como será o atendimento

A regra determinada pela regulamentação vigente irá prevalecer também na parceria com o Instituto Reclame Aqui. Ao receber a demanda do público, o portal encaminha a questão ao E-ouv. Este tem 20 dias para responder, prazo que poderá ser prorrogado por mais dez dias. O anúncio da parceria será feito em São Paulo, na sede do Reclame AQUI, no dia 02 de agosto de 2016, a partir das 9h30, com as presenças:

- Ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Torquato Jardim;

- Ouvidor-Geral da União, Gilberto Waller Jr.

- CEO do Reclame Aqui e presidente do Instituto Reclame Aqui, Maurício Vargas.

Dados do E-OUV – Ministério da Transparência

- Início do atendimento do E-ouv aos cidadãos: dezembro de 2014

- Número de atendimentos desde a fundação: 45 mil.

- Número de atendimentos no primeiro semestre de 2016: 22 mil

- Prazo médio de solução das demandas: 15,86 dias

- Perfil das Demandas:

Denuncias: 20,75%

Reclamações – 18,6%

Sugestões – 16,4%

Solicitações – 16, 1¢

Elogios – 8,5%

- Origem das Demandas por Estado da Federação

SP 14,5; MG 6,54%; RJ 6,36% e BA 4,03%

Serviço

Parceria Reclame AQUI e Ministério da Transparência

Data: 2 de agosto, terça-feira

Horário: 9h30

Presença: Maurício Vargas, CEO do Reclame AQUI; Torquato Jardim, ministro da Transparência e Gilberto Waller Junior, Ouvidor-Geral da União

Local: Sede do Reclame AQUI - Rua Flórida, 1.595, 6º andar, Brooklin | São Paulo, SP

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