Reclame AQUI aposta na abertura de sua plataforma

RA API promete integrar a inteligência de dados do Reclame AQUI com plataformas de atendimento e de análise de mercado

Reclame AQUI

Com mais de 21 milhões de consumidores cadastrados, mais de 200 mil empresas na base de dados e uma visita diária superior a 800 mil usuários, o Reclame AQUI se tornou a maior fonte de informação sobre relações e tendências de consumo do Brasil. A partir de agora, a ferramenta abre a possibilidade de integração a outras plataformas do mercado por meio da RA API.

Trata-se de uma estratégia para incrementar a inteligência de dados das companhias no processo de análise de informações, visando contribuir no planejamento estratégico de mercado das marcas, bem como oferecer melhores estratégias de melhoria da experiência e do atendimento ao consumidor. 

Vantagens do produto

Com expectativa de ser apresentada ao mercado ainda no mês de outubro, a RA API é a maior aposta do Reclame AQUI para o último trimestre de 2019 e o ano de 2020. As vantagens para quem contar com o produto serão,  principalmente, acelerar e otimizar o desempenho das áreas de inteligência e de relacionamento com possibilidade de integrar equipes que prestam atendimento exclusivo ao Reclame AQUI aos demais times de sucesso do cliente das organizações.

Para o CEO Global do Reclame AQUI, Mauricio Vargas, este é um momento de grande mudança estratégica da plataforma, que passará a ampliar sua conexão e integração a outras soluções do mercado. “Ano a ano, conseguimos prever as tendências de negócio através das histórias de relações de consumo registradas em no nosso site. E as empresas têm consciência do quanto essa informação é rica para suas estratégias de inovação. Nossa intenção agora é ajudar ainda mais estas marcas a gerarem competição pela melhor experiência para o consumidor brasileiro”.

O intuito é aprimorar também a inteligência de atendimento e competitividade por qualidade. Por isso, será um serviço que vai preservar a privacidade do consumidor e está totalmente alinhado com a nova Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil e com a GDPR (General Data Protection Regulation) europeia.

“A privacidade do nosso consumidor é um valor que nunca iremos negociar. O futuro do Reclame AQUI não é ser uma empresa de dados, é ser uma empresa de inteligência baseada em dados”, afirma o CEO Brasil do Reclame AQUI, Edu Neves.

Ferramenta vai favorecer empresas e consumidores

O Reclame AQUI já fornece sua plataforma em um modelo freemium para as empresas que precisam contratar funções adicionais, entender e tratar o canal com mais eficiência e ganho para a marca.

Agora, as companhias que aderirem à novidade poderão, por exemplo, responder a queixas recebidas do Reclame AQUI diretamente nas ferramentas de CRM que possuem, o que otimiza o desempenho de companhias com grandes operações, favorecendo também o consumidor pela agilidade.

A solução da RA API possui também uma versão mais simples especialmente desenhada para empresas que querem conectar ao Reclame AQUI apenas para alimentar suas plataformas de BI. Nesta versão, somente é permitida a leitura de conteúdo, não permitindo a resposta ao consumidor. “Uma montadora, por exemplo, pode prever um recall importante apenas com os dados coletados na nossa API e antecipados pelos consumidores, por meio das reclamações e do comportamento dos usuários do Reclame AQUI”, explica Vargas.

Histórias com as marcas fomentam banco de dados

O banco de dados do Reclame AQUI é abastecido a partir das histórias contadas na plataforma. Cada manifestação registrada pelos usuários e o desenrolar da comunicação com a marca se tornam uma história.

Hoje, o Reclame AQUI, além de reclamações, também registra reviews, NPS e satisfação do cliente. Dessa forma, impacta cerca de 22 milhões de consumidores que leem esses conteúdos, todos os meses, sobre empresas, produtos e serviços. 

O Reclame AQUI tem duas informações importantes: o que os consumidores estão falando sobre as marcas e que momento do funil de vendas eles impactam. Porque as marcas também precisam saber quem está lendo suas histórias e em que momento da jornada.

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