Propaganda eficiente é importante para apenas 2,4% dos consumidores

Pesquisa feita pelo Reclame AQUI mostra novidades na relação de consumo e a importância da reputação das empresas na decisão de compra

Reclame AQUI

Como as marcas estão construíndo reputação atualmente? Pensando nisso, o Reclame AQUI fez uma pesquisa, entre os dias 16 e 22 de abril, que mostra alguns aspectos do que tem mudado na relação entre consumidores de todo o Brasil e as empresas. 

Ao responderem “o que é importante para você eleger uma marca do coração?”, os consumidores levam em consideração primeiro a boa qualidade do produto (36,3%), depois o preço justo (28,3%) e então a marca não ser envolvida em polêmicas (9,5%). Fazer uma propaganda eficiente está em último lugar, com 2,4%. 

Para o diretor de operações do Reclame AQUI, Felipe Paniago, isso não significa que investir em publicidade da empresa seja jogar dinheiro fora. "A publicidade sozinha não trará os melhores resultados. Acreditamos que um bom trabalho de branding tem que ser casado com um bom trabalho no atendimento e um produto de qualidade".

Quando questionados sobre o que levam em consideração em primeiro lugar ao comprar um produto, 46,5% apontaram a reputação da marca, seguido de preço, 20,8%, e atendimento, 20%. E apesar de muitos consumidores terem suas marcas preferidas, 53,1% deles gostam também de experimentar novas marcas e produtos. 

Muitos consumidores deixam de comprar de marcas envolvidas em polêmicas ou escândalos: 45,5% avaliam que, além de oferecer um bom produto, as companhias precisam ser corretas em sua imagem, e isso pode ir além. Uma empresa envolvida em boas causas sociais, fazendo a diferença na vida das pessoas pode ser uma maneira de estar com uma boa imagem diante do consumidor. 

Para se ter uma ideia do perfil dos consumidores que responderam à pesquisa, 50,9% fazem compras online e com frequência de 1 a 6 vezes ao ano. O que mais chama a atenção desse grupo é a praticidade (36,1%), seguido do fato de os preços serem melhores e haver cupons de desconto (32,3%) e pela maior variedade de produtos (26,8%). Apenas 12% não costumam usar a internet para comprar, ou porque preferem ter contato com o produto (28,7%) ou porque ainda não confiam (27%). 

Esta é uma questão que o Reclame AQUI vai tratar no RA Trust Experience 2019, que acontece dia 2 de julho no Teatro Santander, em São Paulo. 

Leia: O que esperar do maior evento de confiança e reputação do Brasil?

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