Principais montadoras alertam clientes sobre falsas ofertas de veículos

Criminosos têm anunciado golpes em classificados na internet e nos jornais

Reprodução/EPTV

As principais montadoras do Brasil (Honda, Toyota, Ford, Chevrolet, Fiat, Mercedes-Benz) têm alertado seus clientes sobre golpes envolvendo ofertas de veículos zero quilômetros.

Os criminosos têm anunciado em classificados na internet ou em jornais de veículos com preços abaixo do mercado. A vítima faz contato com o suposto vendedor, que diz ser funcionário ou ex-funcionário da fabricante, e é orientada a depositar o valor em uma conta bancária. Um consumidor de São Paulo relatou que teve um prejuízo de R$ 9,4 mil ao tentar comprar uma moto da Honda.

A Honda tem, desde 2016, um comunicado fixado na página de abertura do site oficial dizendo que recebeu denúncias de fraude pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) e pelas redes sociais. A Mercedes-Benz também colocou um aviso de que o site é o único autorizado a fornecer informações sobre veículos da montadora no Brasil e que eles são comercializados exclusivamente pela rede de concessionários da marca.

A Toyota, Ford e a Chevrolet dizem que esse tipo de golpe vem sendo aplicado em diversas regiões do país. Durante a negociação, os estelionatários também usam a logomarca das empresas para enviar supostos registros da compra por e-mail e informam o número de um falso serviço de atendimento ao consumidor. “A marca não envia e-mail para seus clientes com links para download de arquivos com o objetivo de participar de alguma promoção”, diz Chevrolet.

A Fiat já identificou três sites fraudulentos envolvendo a montadora: grupofiat.com, consorciofiatgrupo.com.br e fiatgrupo.com.br.

Caso tenha passado por algum tipo de golpe, denuncie! E registre a situação no site do Reclame AQUI!

Veja: Honda faz recall de unidades da CG 160, moto mais vendida no Brasil

Fonte: G1

Faça um comentário