Principais cias aéreas sofrem aumento de 40,7% nas queixas em 2018

50% das reclamações para Latam, Azul, Gol e Avianca foram no período de férias

Reclame AQUI

No período de férias, muitas pessoas aproveitam os dias para viajar, descansar e ficar longe de transtornos. Mas, de acordo com dados levantados pelo Reclame AQUI Notícias, não foi bem assim para alguns. Durante todo o ano de 2018, foram registradas mais de 47,1 mil reclamações envolvendo as quatro principais companhias aéreas brasileiras, sendo que 50% delas foram somente nos meses de férias (janeiro, julho e dezembro).

Em comparação a 2017, que foram mais de 33,5 mil queixas durante todo o ano, o volume de queixas para as empresas LATAM Airlines – TAM, Gol, Azul Linhas Aéreas e Avianca Brasil sofre um aumento de 40,7%. Já em comparação as férias, o aumento foi de 31,4%.

Segundo o levantamento, as reclamações aumentaram de um ano para o outro, mas o índice de solução das empresas melhorou. De, em média, 57,7% subiu para 73,7%. A LATAM Airlines – TAM e a Avianca Brasil, em 2018, possuem a reputação “Regular”. Já a Azul Linhas Aéreas, em 2017, possuía a reputação “Ruim” e hoje, está como “Ótimo”. A Gol manteve a reputação “Bom”.

Principais problemas em 2018

  1. Estorno do valor pago;
  2. Qualidade do serviço prestado;
  3. Mau atendimento;
  4. Cobrança indevida.

Posicionamento da LATAM

A LATAM Airlines Brasil está empenhada em reduzir de forma substancial o número de reclamações. Uma das frentes de ação foi a formação de uma equipe multidisciplinar com dedicação exclusiva de profissionais de diversas áreas para atuar na causa raiz dos problemas, considerando todo o ciclo de contato do cliente com a empresa.

A companhia também tem fortalecido a capacitação de seus colaboradores para que possam atender e manter sempre o mesmo padrão de excelência, empenhada em prestar o melhor serviço aos seus clientes, cumprindo todas as exigências de atendimento, conforme a legislação vigente.

A empresa reforça, ainda, que mantém um canal aberto para diálogo com todos os seus clientes por meio do Fale com a Gente, serviço de atendimento disponível 24 horas por dia pelo telefone 0800 123200 e pelo site www.latam.com no caminho: Contato > Fale com a Gente > Envie sua mensagem.

Posicionamento da Azul Linhas Aéreas

Focada na excelência do atendimento, a Azul aprimora constantemente seus processos para garantir a satisfação dos Clientes que voam com a companhia. No ano passado, a empresa foi a única aérea brasileira a registrar índice “ótimo” nos indicadores do Reclame Aqui, melhorando seu desempenho em todas as métricas da plataforma virtual. Em 2017, o índice de reputação da companhia era de 5,6, passando a 8,3 em 2018.  Além disso, ao contrário do recente levantamento, o número de reclamações registradas contra a Azul diminuiu, de 8.360, há dois anos, para 7.517 no ano passado.

Posicionamento da Avianca Brasil

Em 2018, a Avianca Brasil registrou um aumento considerável no número de passageiros transportados, em comparação ao ano anterior. Tal incremento pode ter influenciado no aumento do número de reclamações.

No entanto, é importante ressaltar que no mesmo período, a reputação da companhia no Reclame Aqui cresceu 23%, passando de uma pontuação de 6.4, em 2017, para 7.9, em 2018. Atualmente, a empresa atende às reclamações em menos de 24 horas, tem 100% das solicitações respondidas, 67.8% de índice de solução, e, segundo dados do Reclame Aqui, mais da metade dos clientes voltaria a fazer negócio com a companhia. São números que refletem o compromisso da empresa de sempre aprimorar e oferecer a melhor solução possível aos seus clientes.

Posicionamento da Gol

A GOL é a maior companhia aérea do país e mantem o seu compromisso permanente com o atendimento de excelência aos seus Clientes. Hoje, a empresa é reconhecida e melhor avaliada pelos consumidores nas três principais classificações de atendimento – eleita a primeira na categoria de companhias aéreas do ranking do Reclame Aqui, por votação aberta, e também pela ANAC e Fórum Brasileiro de Relacionamento com o Cliente. O foco da companhia é, sempre, na solução imediata de qualquer questionamento apresentado, de modo que as reclamações representam apenas 4% do volume total de atendimentos realizados durante o ano, e todos com resolução positiva. Para garantir esses resultados, a GOL tem intensificado o treinamento e o desenvolvimento de toda sua equipe para o aprimoramento continuo dos serviços prestados e evoluir ainda mais com o índice de resolutividade, visando sempre promover a melhor experiência.

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