Portugal se mantém apenas com energia renovável por 4 dias seguidos

Há 3 anos, o país dependia de combustíveis fósseis para metade de seu fornecimento de eletricidade

Reprodução

Durante 107 horas, ou 4 dias, Portugal conseguiu se manter somente por energias renováveis. Isso quer dizer que o país funcionou por todo esse tempo sem poluir ou prejudicar o meio ambiente, sendo alimentado apenas por energia eólica, solar e de hidroeletricidade.

O tipo de energia usada foi totalmente limpa (ou renovável), ou seja, não foi preciso recorrer a produções térmicas a carvão ou a gás natural. Tudo também graças a chuva e ao vento que permitem estes recordes na primavera portuguesa.

A população usufruiu da diminuição dos impactos ambientais das 6h45 do dia 7 de maio, até as 17h45 do dia 11 do mesmo mês. O país usou a energia limpa inclusive para recarregar os veículos elétricos que circularam pelas ruas no período.

Mais: Holanda pretende vender apenas carros elétricos até 2025

Segundo o jornal The Guardian, há 3 anos, o país dependia de combustíveis fósseis para metade de seu fornecimento de eletricidade. No ano passado, a energia eólica passou a representar 27% desse fornecimento, e o renovável chegou a 48%.

Brasil

E como anda a energia limpa no Brasil? A previsão é que até 2040 sejam atraídos US$ 300 bilhões em investimentos para energia elétrica, sendo 70% em projetos eólicos e solares, segundo o estudo Energy Outlook.

Fonte: Hypeness/InfoMoney

Faça um comentário