Planos para o 13º salário: 37,1% consumidores pretendem usar para pagar contas

Pesquisa do Reclame AQUI aponta também que 22,1% irão guardar e 14,3%, investir ou aplicar esse dinheiro

Reclame AQUI

O prazo de pagamento da segunda parcela do 13º salário aos trabalhadores é nesta sexta-feira. E com a chegada do fim do ano, muita gente já deve estar fazendo planos para usar o dinheiro extra, que é muito bem-vindo, por sinal. O Reclame AQUI aplicou uma pesquisa em seu site, e o destino unânime para o dinheiro é o pagamento de contas/dívidas.

Do dia 13 a 16 de dezembro, 12.713 consumidores responderam à pesquisa. Desses, 46,4% afirmaram receber o 13° salário. E de quem recebe, 37,1% irão pagar dívidas/contas. Esse parece ser o destino mais comum.

Consumidores também pensam em investir

Mas há quem tenha outros planos: 22,1% disseram que irão guardar, e 14,3% que irão investir/aplicar esse dinheiro, o que indica um comportamento financeiro contra a corrente de consumo que caracteriza o final do ano para a maioria das pessoas.

De acordo com o diretor de operações do Reclame AQUI, Felipe Paniago, o 13º salário faz parte do planejamento financeiro e muito esperado por milhares de consumidores para regularizar o ano. Entretanto, analisa que há um movimento diferente surgindo no modo de usar o dinheiro.

“Independente do quanto tem para investir, esse movimento está mais presente no dia a dia dos consumidores, e a gente vê isso no resultado da pesquisa. O brasileiro consumidor, em vez de criar novas contas, está preferindo investir, e o 13º entra nesse planejamento. Além disso, o fomento de novos bancos de investimento incentiva os consumidores a isso, pensando no futuro”, analisa Paniago.

Enquanto uns poupam, outros pretendem mesmo gastar com o Natal (presentes, ceia...), viajar, investir em educação e tem também quem não saiba ainda o que fazer com o 13°.

Confira o resultado da pesquisa:

Leia tudo sobre

13º Salário Feed

Faça um comentário