Planos de saúde perderam 190 mil clientes em janeiro

Categoria mantém bons índices de atendimento no Reclame AQUI

Reprodução

Você usa plano de saúde? Se sim, saiba que pelo quinto mês consecutivo, em janeiro, a categoria registrou queda do número de beneficiários. Segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o total de beneficiários dos planos de saúde no primeiro mês do ano ficou em 47.592.368, uma queda 192,2 mil beneficiários, ou 0,4%. Desde agosto do ano passado, os planos de saúde do país vêm perdendo clientes. 

Vai contratar um plano online? Confira as regras!

Já em relação aos planos exclusivamente odontológicos, o levantamento feito pela ANS, mostra que houve aumento de aproximadamente 169 mil beneficiários, totalizando 22.209.112 usuários desse tipo de planos em janeiro. Alta de 0,77% na comparação com os 22.040.120 que tinham planos odontológicos em dezembro do ano passado.

Segundo a ANS, nove estados apresentaram aumento de beneficiários em planos de assistência médica na comparação com dezembro: Acre, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Roraima e Sergipe.

 

Não é novidade

Apesar de parecer um número grande - 190 mil pessoas saindo de convênios médicos - é comum a ANS anunciar a queda de beneficiários de planos de saúde. O Reclame AQUI Notícias divulgou que só no primeiro trimestre de 2016, os planos perderam 617 beneficiários. Em 2015, a categoria anunciou a saída de 766 mil pessoas.

Direitos do consumidor: saiba o que os planos devem ou não cobrir para você

 

Por empresas

Líder do mercado, a Amil registrou, em janeiro, queda de 0,34% no número de beneficiários. A Bradesco Saúde, segunda no ranking, também teve variação negativa no primeiro mês do ano. Já a Hapvida, a Notre Dame Intermédica Saúde e a Sul América, terceira, quarta e quinta do ranking dos planos de saúde, aumentaram o número de beneficiários no mês de janeiro.

 

No Reclame AQUI

No Reclame AQUI,  a categoria coleciona bons índices de atendimento mesmo com o aumento discreto das reclamações em 2016 se comparado com 2015. As 10 operadoras de planos de saúde com mais queixas atualmente no ranking somaram 30,5 mil queixas em 2016 contra quase 26 mil no ano anterior. 

Veja como estão os planos de saúde no Reclame AQUI!

 

Fonte: Agência Brasil

Leia tudo sobre

ANS Planos de saúde Saúde

Faça um comentário