Pesquisa Reclame AQUI: 28,6% das empresas já demitiram colaboradores

Resultado da pesquisa, que teve reposta de mais de 2,8 mil empresas, mostra como a crise gerada pela pandemia tem afetado as organizações dos mais variados portes pelo Brasil

Reclame AQUI

Tempos difíceis para empresas e trabalhadores. Enfrentar a pandemia de Covid-19 não tem sido nada fácil para ninguém. Em pesquisa realizada pelo Reclame AQUI, 63,5% das empresas responderam que tiveram dificuldades para fechar a primeira folha de pagamento com a chegada da crise e 28,6% afirmaram que já precisaram demitir colaboradores.

A pesquisa, que teve 5 questionamentos, foi aplicada entre os dias 3 e 6 de abril pelo Reclame AQUI, que obteve a participação de 2.865 empresas dos mais variados portes de 24 estados da federação. Quando questionadas sobre quais medidas já tomaram devido à crise atual, 57% responderam que já colocaram funcionários em home office, 49,9% que precisaram rever investimentos previstos e 42,1% cancelaram compras agendadas.

Mas os reflexos da crise da pandemia têm afetado também as relações das empresas, de pequeno a grande porte, com seus consumidores. Conforme as empresas que responderam à pesquisa, 70,1% afirmaram que as vendas caíram, 50,8% disseram que aumentaram cancelamentos e devoluções e 18,2% que precisaram reduzir os preços dos produtos.

Baseado nas informações coletadas pela pesquisa, o fundador e CEO Global do Reclame AQUI, Mauricio Vargas, afirma que as empresas ficaram 50% mais pobres. “Vamos ter uma retração muito grande, como mostra o mercado, mas ao mesmo tempo teremos novas oportunidades, que surgirão com a crise. Elas surgirão para aquelas empresas que ficarem atentas às mudanças. É uma dor muito grande, mas acredito que vamos tirar coisa boas disso tudo. Lógico que haverá muitas demissões, muita gente fechando suas portas. Mas para quem sobreviver vai ter um oceano azul. E sobreviver nesse mercado é também, além de pagar as contas e usar criatividade, respeitar mais o seu consumidor. Bem-vindo à era da reputação, da coisa certa e do caráter. Essa vai ser a nova tendência de mercado”, analisa Vargas.

Para ler a pesquisa completa, clique aqui

 

 

 


Leia também: Reclame AQUI tem pacote de ajuda e soluções para gerenciar a crise 

Leia tudo sobre

Feed Novo Coronavírus Pesquisa

Faça um comentário