Pesquisa exclusiva do Reclame AQUI: 70% dos consumidores pretendem presentear suas mães

A pesquisa realizada pelo Instituto Reclame AQUI mostrou a intenção de compra de presentes no Dia das Mães pelos consumidores brasileiros em 2015. A quantia que pretendem gastar, onde comprarão e quais são os produtos mais visados pelos compradores foram revelados no levantamento.

Quando questionados se pretendem comprar ou já compraram algum presente, 70% das pessoas responderam positivamente, enquanto 29,5% afirmaram que não farão a compra.

A opinião das pessoas sobre o consumidor estar mais cauteloso com as compras em 2015 foi quase unânime, com 91,8% dos pesquisados afirmando que “sim”.

Foi perguntado também se acham que a situação econômica do Brasil nesse ano vai afetar as compras da data comemorativa. A maioria, equivalente a 78,8%, acredita que não.

Presentes mais procurados são de moda e beleza

A intenção de compra dos consumidores no Dia das Mães revela que a maior procura é por artigos de vestuário, como roupas, sapatos e acessórios, com 49,5% das escolhas. Em segundo lugar, com 18,5%, os produtos escolhidos foram os cosméticos (perfume, batom, maquiagem, etc). A categoria “Eletrônicos e Eletrodomésticos” foi a terceira mais apontada, com 15,8% na preferência.

A parte de entretenimento, que inclui livros, CDs, DVDs e Blu-rays; os aparelhos celulares; joias e relógios; viagens e informática ficaram entre os cinco últimos colocados, tendo entre 2 e 6% de escolha.

Quanto o consumidor pretende gastar?

A maior parte dos consumidores revelou que pretende gastar até R$ 100,00 com o presente.  A segunda maior escolha foi de R$ 200,00, e a terceira de até R$ 50,00. Uma pequena porcentagem pretende gastar R$ 1.000,00 ou mais.

Em relação a 2014,53,5% pretendem gastar menos em 2015, 28,4% pretendem gastar a mesma coisa, enquanto que18% revelam poder gastar mais. Quase 70% dos consumidores vão comprar o presente em lojas físicas, e o restante em lojas virtuais.

Forma de pagamento preferida e o por que de alguns não presentearem 

Depois de saber quanto o consumidor pretende gastar, o questionamento foi qual foi ou será a forma de pagamento. 45,4% das pessoas escolheram a opção à vista, em dinheiro ou no cartão de débito. Quase 41% das respostas direcionaram a compra ao cartão de crédito, parcelando em até 3 vezes. As parcelas maiores, de 6 a 12 vezes, ficaram em terceiro e quarto lugar das escolhas. O boleto bancário teve apenas 2,4% da preferência, ficando em último lugar.

Entre aqueles que decidiram não comprar presentes nesse ano, 34,4% revelam que gostariam, mas os presentes estão muito caros. O segundo maior motivo de não realizar a compra é o fato de não ter o costume de presentear no Dia das Mães. 21,3% responderam que vão esperar a data passar e comprar um presente depois. O motivo menos escolhido, com 15,3% foi ter comprado o presente antes das promoções da data comemorativa. 

Leia tudo sobre

Dia das Mães Pesquisa

Faça um comentário