Perdeu o carro na enchente? Saiba como o seguro pode te ajudar

Quem possui seguro pode ter os danos causados minimizados

Anderson Lira/Brazil Photo Press

O país todo tem acompanhado nas mídias os desastres que os temporais de verão têm causado a capital e em algumas cidades da Grande São Paulo. Além de vítimas fatais e desabrigados, as chuvas trazem diversos prejuízos à população. Porém, quem possui seguro pode ter os danos causados minimizados.    

Se você possui um automóvel ou mora em uma localidade que possivelmente pode ter enchentes, você deve saber seus direitos em relação à cobertura do seguro. Mas, quem não possuir apólice terá que arcar com os prejuízos e, se necessário, entrar na Justiça contra a Prefeitura.

Seguro automotivo

A maioria dos seguros automotivos oferecem indenização por alagamentos, seja ele básico, compreensivo ou completo. Mas, caso a perícia comprove que o motorista se arriscou diante de vias alagadas e, por isso, o dano do automóvel foi maior que o esperado por insistir em passar na enchente, há risco de perda parcial ou total da cobertura.

Aqueles que ficarem presos no engarrafamento e a água começar a invadir o carro, apenas desligue o motor e aguarde. O seguro costuma cobrir submersão total ou parcial do veículo, assim como danos praticados por terceiros, vendaval, terremoto, roubo, colisão, incêndio e etc.

Seguro residencial

Já para os imóveis, é necessário verificar se os danos devido aos alagamentos e deslizamentos serão cobertos pelo seguro. O ideal é que as duas coberturas sejam contratadas em conjunto, pois são vendidas separadamente.

Para os eletrodomésticos que forem afetados por essas situações de temporais, o valor segurado deve ser atualizado sempre para que a quantia seja suficiente para reposição dos bens perdidos.

Aqueles que moram ou pretendem morar em áreas de alto risco de enchente e desmoronamento, há risco de a seguradora negar a cobertura do imóvel ou indicar a contratação de uma apólice específica, mas com valores diferentes do padrão.

Lembre-se: leia com total atenção a apólice! A garantia do Seguro de Danos Físicos ao Imóvel (DFI) se refere a danos causados por fatores externos, ou seja, de fora para dentro.   

Já leu? Temporal causa alagamento e fecha linha 10-Turquesa da CPTM

Fonte: O Globo/R7

Faça um comentário