Painel instalado em rua do RJ atrai e mata Aedes aegypti

Liberação de soluções que simulam suor e respiração humana ajudam no combate

Divulgação
O Aedes aegypti assombra os brasileiros há anos. A Organização Mundial da Saúde já declarou estado de emergência global devido à epidemia de zika na América Latina, doença que já se espalhou pelas 27 unidades da federação. Diante disso, no combate ao mosquito, um projeto publicitário criou um painel de rua que mostrou resultado. 
 
Instalado no centro do Rio de Janeiro, em frente à Assembleia Legislativa, o Painel Mata Mosquito atrai o inseto através da liberação de uma solução de ácido lático e gás carbônico, simulando o suor e respiração humana. São acessas luzes fluorescentes e negra para atrair o mosquito para dentro da peça, onde ele morre de desidratação.
 
O painel é capaz de atrair insetos a até 4 quilômetros de distância. Como o Aedes voa baixo, o mecanismo de sucção dos mosquitos foi instalado na base. Confira um vídeo de como ele funciona:
 

 
 
A peça publicitária foi criada pelas agências NBS e Postercope, com orientação de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A ideia das agências é que as empresas contratem a publicidade e ajudem a espalhar painéis pela cidade, principalmente em regiões com focos do mosquito, que transmite a dengue, a zika e a chikungunya. 
 
 
É claro que toda ajuda é bem-vinda, mas os moradores não podem ter a falsa sensação de que agora estão seguros. O combate ao mosquito deve continuar para eliminar os criadouros e controlar as larvas!
 
Fontes: UOL/Hypeness

Leia tudo sobre

Rio de Janeiro Saúde

Faça um comentário