Operadoras de celular deixaram de responder 223 mil reclamações em 2017

Clientes da Vivo, Tim, Claro e Oi se queixam, principalmente, das cobranças indevidas

Reclame AQUI

Se você já teve um problema com sua operadora de telefonia móvel e fez uma reclamação, deve ter se frustrado com a falta de resposta da empresa. As quatro principais operadoras de celular do Brasil deixaram de responder mais de 223 mil queixas feitas por seus consumidores em 2017, no Reclame AQUI. Em 2016, foram 220 mil. 

A Vivo lidera o número de reclamações sem respostas no site, com mais de 89 mil, seguida da Tim, com quase 60 mil, Claro, que chegou às 37 mil e Oi, ultrapassando 36 mil. 

Veja: Todos os prazos que as operadoras de telefonia móvel devem cumprir

Segundo o presidente do Reclame AQUI, Mauricio Vargas, o site recebe uma média de 500 mensagens por mês de usuários reclamando apenas dessa falta de resposta por parte das operadoras. “A história das operadoras com o Reclame AQUI é bem antiga. No passado, em 2007, 2008, a Tim e a Telefônica respondiam. Depois de dois anos, o volume aumentou tanto que desistiram do canal”.

Vargas acredita que, devido a entrada de novos concorrentes, como o WhatsApp, “as operadoras devem perceber que estão perdendo o terreno e começar a atender melhor os seus consumidores nos próximos anos".

Não recomendadas

Por não responderem às reclamações dos clientes, as quatro operadoras possuem reputação “Não recomendada” e estão com notas baixas no site – entre 1,79 e 2,85 (variando de 0 a 10).

As principais queixas no ano passado foram por conta das “cobranças indevidas”, que aparecem em primeiro lugar nos perfis das operadoras. Veja quais foram os maiores motivos de reclamações de cada empresa:

Vivo

  • Cobrança indevida
  • Cancelamento
  • Demora na execução

Tim

  • Cobrança indevida
  • Consumo de crédito
  • Planos e tarifas

Claro

  • Cobrança indevida
  • Consumo de crédito
  • Cancelamento

Oi

  • Cobrança indevida
  • Cancelamento
  • Demora na execução

Faça um comentário