O que você precisa saber antes de comprar de um marketplace na Black Friday

Se acontecer algum problema, as duas empresas envolvidas têm responsabilidade na resolução

Reclame Aqui

Muitos consumidores ainda têm dúvidas do que é um marketplace. Como assim, tem uma empresa dentro do site de outra empresa? Como funciona isso quando for comprar? Para quem se deve reclamar quando acontecer algum problema na compra? Quem deve responder?

O marketplace é um modelo de comércio que cresceu exponencialmente nos últimos anos e se consolidou no mercado brasileiro. Você pode até ter comprado de um marketplace em uma loja online sem ter percebido. Então, fique de olho! Na hora da compra pela internet, observe a informação “vendido e entregue por”. É neste momento que você vai saber com qual empresa está fazendo uma compra - do site principal ou da loja parceira.

Veja: Como identificar um site falso na Black Friday?

Hoje, no Reclame AQUI, os grandes e-commerces do país possuem, além da própria página de loja virtual, um cadastro de marketplace. Por isso, caso compre de um marketplace na Black Friday, é bom conferir algumas respostas: 

Se eu não receber o produto ou der um problema, quem é responsável?

A responsabilidade em casos de qualquer problema na compra do consumidor é de ambas as empresas. 

Agora eu reclamo para quem? Para a "X" ou para a "Y"?

O Reclame AQUI conta com cadastros de grandes marcas com o nome "Marketplace". É pra essa empresa que deve reclamar. Exemplo: se você comprou numa loja parceira dentro da "Loja principal", você deve encontrar no Reclame AQUI o cadastro "Loja principal - marketplace". 

Relembre: As empresas mais reclamadas nas últimas edições da Black Friday

O cadastro marketplace "Y" não responde a minha reclamação. Posso reclamar da empresa "X"?

O ideal é que a reclamação seja feita para as duas empresas em questão. Caso você tenha reclamado somente para uma delas e não tenha recebido atendimento, tente na outra.

Agora, se o consumidor quiser reclamar diretamente para a loja parceira, sem problemas. Também é uma opção. Afinal, como explicado anteriormente, ambas possuem responsabilidade pela sua compra.

Faça um comentário