Motoristas reclamam de propaganda enganosa em postos de gasolina

Queixas aumentaram 130% neste ano. Consumidores devem denunciar para a ANP

Reprodução/TV Cultura

Você já reparou que alguns postos de gasolina, com o objetivo de atrair clientes, colocam certos preços em destaque com a indicação do combustível em letras pequenas, confundindo a clareza da informação?

Essa estratégia se deve ao crescente e constante aumento do preço da gasolina. Mas não é justificável. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, induzir uma pessoa ao erro é considerado propaganda enganosa.

O diretor de operações do ReclameAQUI, Diego Campos, ressalta que o motorista, ao escolher o posto, não está em condições de enxergar as informações com muita clareza e cautela por estar prestando atenção ao trânsito. “Pode-se considerar que esse tipo de propaganda induz sim o motorista ao erro”.

No ReclameAQUI, o setor de postos de combustíveis recebeu, no primeiro trimestre deste ano, 150 reclamações sobre propaganda enganosa. O aumento de queixas foi de 130% comparado mesmo período do ano passado.

O que fazer?

Segundo Campos, o cliente deve reclamar com o gerente do estabelecimento e com as autoridades que fiscalizam esses locais. “O ideal é comunicar o flagra à Agência Nacional do Petróleo (ANP), que é a instância que tem o dever de controlar e analisar a atuação dos postos de gasolina. A ANP não poderá fazer com que o posto devolva o valor, mas pode impetrar uma multa, impedindo que o estabelecimento continue com esse tipo de conduta”, explica.

Você também pode (e deve) abrir uma reclamação contra o posto que praticou propaganda enganosa. É só clicar aqui!

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