Montadoras vendem mais e recebem mais reclamações em 2019. E o atendimento?

Apesar do aumento de 11,5% no volume de reclamações, mais da metade das marcas resolve bem

Reclame AQUI

No início deste mês de agosto, a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgou um aumento de 12% nas vendas de veículos novos no mês de julho, em comparação ao mesmo mês em 2018. Com base nesse cenário, o Reclame AQUI fez uma análise do setor com as principais fabricantes de automóveis do Brasil. O resultado aponta grandes empresas fazendo um bom trabalho com seus consumidores, fruto das histórias que as marcas vêm construindo e que refletem diretamente na sua reputação.

Para montar o ranking das fabricantes de automóveis, o Reclame AQUI analisou 19 marcas com 100 ou mais reclamações entre os meses de fevereiro e julho de 2018 e 2019. Juntas, as empresas receberam 16.026 reclamações em 2019, um aumento de 11,5% em relação ao mesmo período de 2018, quando foram registradas 14.931.

“Se a marca cresce, vende mais, é natural que tenha mais reclamações. Por isso é preciso estar preparada para resolvê-las da melhor forma. No Reclame AQUI, são os consumidores que avaliam o atendimento e as experiências de compra que as marcas oferecem todos dias no mercado. Ou seja, a reputação da sua marca depende de como você trata seu consumidor”, observa Mauricio Vargas, CEO Global do Reclame AQUI.

A vitrine desse atendimento é a reputação. E o que se vê entre as fabricantes analisadas de 2019 é atitude voltada para o consumidor: 10 apresentam reputação Boa, Ótima ou RA 1000, que é o melhor selo de atendimento concedido pelos consumidores no Reclame AQUI. A Mitsubishi se destaca com um índice de solução de 95,1%, seguida da Renault, com índice 91,3% e a Chevrolet, 87,2%. “Na lista você vê marcas que tiveram 200 reclamações e marcas que tiveram mais de 2 mil. Para o consumidor não importa quem vende mais ou vende menos e nem quem tem mais ou menos reclamações, mas, sim, quem resolve o problema dele”, finaliza Vargas.

Renault: a única RA 1000

Vale ressaltar que entre as cinco primeiras montadoras que mais resolveram nos últimos 6 meses, a Renault tem selo RA 1000, a Mitsubishi e a Chevrolet têm reputação Ótima, e a Volkswagen e Nissan do Brasil têm reputação Bom.

Metodologia

Os dados foram levantados dentro do site do Reclame AQUI entre 2 de fevereiro e 31 de julho de 2019 e no mesmo período de 2018 (notas, reputações e reclamações) e coletados dia 5 de agosto de 2019.

Confira abaixo mais dados detalhados da pesquisa.

Fabricantes Solução Reputação AR* Reclamações
Mitsubishi 95,10% ÓTIMO 8,9 200
Renault 91,30% RA 1000 8,4 1647
Chevrolet 87,20% ÓTIMO 8 1768
Volkswagen 84,30% BOM 7,7 1497
Nissan do Brasil 83,70% BOM 7,6 1046
Audi Brasil 77,30% BOM 7,7 141
CAOA Chery 76,50% BOM 7,1 350
Hyundai Caoa Montadora 75,00% BOM 7,4 394
JAC Motors Brasil 74,50% BOM 7,1 248
Fiat 73,90% REGULAR 6,9 1621
Toyota 72,10% BOM 7,2 809
Jeep do Brasil 70,90% REGULAR 6,5 1328
Citroën 66,00% REGULAR 6,2 345
Hyundai Motor Brasil HB20 - Creta 62,10% REGULAR 6,4 1097
Peugeot do Brasil 61,00% REGULAR 6,2 320
Land Rover Brasil 55,90% RUIM 5,8 126
Ford 50,00% RUIM 5,1 2186
Honda Automóveis 34,90% NÃO RECOMENDADA 4,5 796
Mercedes-Benz 4,20% NÃO RECOMENDADA 2,3 107

Entenda! Veja como é feito o cálculo da Avaliação do Reclame AQUI (AR)

Faça um comentário