Madrugada de Black Friday foi tranquila, mas reclamações aumentam 45% até as 6h
Este ano, consumidores aproveitaram melhor o horário de compra a partir das 18h de quinta-feira do que a madrugada, como edições passadas
- Autor: Ana Paula Cardoso

Desde o início do monitoramento do Reclame AQUI, às 12h de quarta-feira (25/11), até as 6h desta sexta-feira (27/11), data oficial do evento, os consumidores já registraram 4.850 reclamações na Black Friday 2020.
O volume é 45% maior que o mesmo período da edição anterior, e para se ter uma ideia, o site tem registrado uma média de mais de 115 reclamações por hora apenas sobre Black Friday este ano.
Nesta edição da super promoção, durante a madrugada foram registradas poucas reclamações, o que vem ao encontro do que os consumidores afirmaram na pesquisa de pré-Black Friday realizada pelo Reclame AQUI, onde cerca de 30% dos consumidores disseram que aproveitariam para comprar a partir das 18h de quinta-feira, e não o horário da madrugada, como aconteceu.
Estão faltando grandes descontos?
O monitoramento feito pelo Reclame AQUI durante as primeiras horas de Black Friday mostra que os consumidores estão se programando para comprar na data. A promoção está sendo menos uma oportunidade de comprar o produto dos sonhos e mais uma data para a qual as pessoas se programam para comprar produtos que precisam.
Ou seja, uma data menos de uma compra por impulso e mais uma data de uma compra que foi deslocada no ano deixada para esta época do ano, o que mostra um realinhamento de expectativas em relação às compras e aos descontos.
Este ano, o Reclame AQUI lançou o Confie AQUI, uma ferramenta que ajuda o consumidor a comparar preços, fretes e reputação e, claro, a buscar ofertas reais oferecidas pelas lojas online. E o que a plataforma tem apresentado são promoções médias de até 20% de desconto, que são reais, mas não se tratam de “grandes loucuras”, apesar de existirem as pechinchas e as oportunidade boas de compra oferecidas pelas marcas.
Para usar o Confie AQUI e garimpar as ofertas de verdade, fugindo da maquiagem de preço, basta clicar no link: https://www.reclameaqui.com.br/confieaqui/black-friday
O Reclame AQUI disponibiliza as informações publicamente em seu site com o ranking das empresas mais reclamadas, problemas e produtos mais citados, além de lista de trends que apontam tendências de empresas mais buscadas de hora em hora.
Confira o primeiro balanço desta sexta-feira de Black Friday!
Empresas mais reclamadas pelos consumidores
Principais problemas registrados pelos consumidores
Produtos que geraram mais reclamações dos consumidores