Imposto de Renda 2020: tudo pronto para a sua declaração?

Este ano, prazo para a entrega da documentação vai até o dia 30 de abril e o pagamento das restituições será em 5 lotes

Reclame AQUI

Os brasileiros que precisam declarar o Imposto de Renda, ano-base 2020, devem ficar atentos: o prazo para ficar em dia com o leão inicia nesta segunda-feira (2) e segue até as 23h59min do dia 30 de abril. Este ano, a principal novidade é o prazo de restituição mais curto. 

Em vez de serem pagas em 7 lotes, serão em 5, com o primeiro lote a ser liberado em maio e o último em setembro. A expectativa da Receita Federal é de que 32 milhões de declarações sejam enviadas até o final do prazo.

Quanto mais cedo for entregue a declaração, mais cedo o contribuinte recebe a restituição. Para isso, é preciso evitar erros, omissões de dados ou informações inconsistentes. Conforme reportagem da EBC Brasil, idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade no recebimento da restituição.

A multa para o contribuinte que não fizer a declaração ou entregá-la fora do prazo será de, no mínimo, R$ 165,74. O valor máximo será correspondente a 20% do imposto devido. Despesas relacionadas à educação, saúde, doações, pensão, previdência privada ou com dependentes podem ser deduzidos na sua declaração do IR.


Como fazer a declaração de Imposto de Renda?

A declaração do Importo de Renda pode ser feita pelo computador pessoa, celulares ou tablets. Pelo computador pessoal, o contribuinte pode baixar o Programa Gerador do Imposto de Renda no site receita.fazenda.gov.br. Com ele, preenche a declaração e faz a entrega. O próprio programa tem um tutorial para guiar o preenchimento dos dados.

Outra opção é preencher online, diretamente no serviço conhecido como e-CAC, onde é possível acompanhar também o processamento da sua declaração. O e-CAC exige o preenchimento do CPF e que você gere um código de acesso. O serviço também fica no site da Receita. 

Já se você quer usar seu smartphone ou o tablet, tem que baixar o aplicativo Meu Imposto de Renda. Ele está nas lojas de aplicativo Google Play, na versão para o sistema operacional Android, e App Store, no sistema IOS.

Mais informações, acesse o site da Receita Federal clicando aqui.

Leia tudo sobre

Feed Imposto de Renda

Faça um comentário