Ignora recalls? Por isso existem 1,2 milhão de carros com defeito por aí

Não são só os carros que ficam sem conserto: cadeiras, medicamentos, bebidas e todo tipo de produto fica sem troca

A Secretaria Nacional do Consumidor – Senacon – divulgou hoje, segunda feira, o balanço de recalls de 2014, de acordo com os cálculos a quantidade de pessoas que ignoram o chamamento subiu 6 vezes mais do que o aumento no número de recalls. No último ano subiu em 10% a quantidade de convocações dos fabricantes para que os consumidores troquem um produto ou uma peça com defeito de fabricação. (foto: Oswaldo Corneti/Fotos Públicas).

Problema em trocar produto de recall? Reclame AQUI!

Infelizmente, ainda hoje muita gente não dá a devida importância para a necessidade dessa troca, tanto é que no ano passado 62% dos consumidores não apareceu para fazê-la.

Os recalls de carro são os mais comuns e vem aumentando, mas o que tem surpreendido o governo é a quantidade de consumidores que tem não aparecido para fazer os reparos, resultado? Nas ruas hoje estão circulando com algum defeito de fabricação quase 1,2 milhão de automóveis.

E tem sido assim com todo tipo de produto. Nos seis recalls em lotes de medicamentos, nenhum consumidor apareceu. Em um deles, comprimido antidepressivo foi embalado como outro, para tratamento de diabetes.

O recall de cadeiras plásticas também não surtiu efeito. Não há informação de que alguma tenha sido trocada. As bebidas, das quase 310 mil com problemas, 1,5% dos que compraram foram atrás do recall. A maioria leite, com possível quantidade de formol.

Culpa de quem?

A Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor está estudando se as campanhas estão insuficientes, se o consumidor está acomodado, ou se é tudo junto. E alerta pros riscos de não fazer a substituição do que está com defeito. “Um recall só existe porque o produto é defeituoso e pode causar um dano a ele. Essa conscientização é fundamental. Ainda que dê trabalho, ainda que que seja distante o local, mas ele tem que entender o quanto isso é vital para a saúde e da integridade física dele”, afirma a secretária de Defesa do Consumidor Juliana Pereira da Silva.

Para governo números brasileiros são baixos

Segundo o governo a quantidade de recall no brasil é menor que em outros países e está previsto em lei. “De maneira alguma ele vai excluir a responsabilidade de uma empresa por um eventual dano que aconteça ao consumidor ou a qualquer um outro da coletividade. Sempre ele será obrigado a indenizar por um produto defeituoso”, ressalta a secretária.

Na sua opinião a culpa é da insuficiencia das campanhas, do consumidor que não vai trocar ou um pouco de cada? Deixe um comentário contando pra gente!

Fonte: G1

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