HBO é multada em R$ 2 milhões por exibir animação adulta em horário diurno

Pais reclamaram de falta de alerta sobre conteúdo do filme Festa da Salsicha

Reprodução

A HBO deverá pagar uma multa de mais de R$ 2 milhões por exibir o filme “Festa de Salsicha”, considerada uma animação pornográfica, em horário diurno. Segundo o Procon-SP, o canal reproduziu o filme sem qualquer advertência de que não era indicada para menores.

O canal, que pode recorrer da decisão, disse que, antes do início de cada programa, o canal exibe de forma clara sua classificação indicativa e alerta os espectadores sobre os tópicos abordados. "Festa da salsicha" tem classificação de 16 anos, definida pelo Ministério da Justiça.

"Além disso, as operadoras de cabo e satélite oferecem funcionalidades de bloqueio de acordo com as classificações de um programa, possibilitando aos pais o controle total sobre o que seus filhos assistem", afirma a emissora.

Protestos

O núcleo regional do Procon em Presidente Prudente solicitou informações sobre a programação da HBO após protestos de pais nas redes sociais. O canal informou que o filme era exibido em horários como 9h10, 10h10, 12h40, 15h05 e 15h40, segundo o órgão.

Por ser uma emissora da TV paga, a HBO não está sujeita à classificação etária indicativa, que sugere a idade ideal para assistir a filmes e outros tipos de produção. O Procon alega, porém, que a falta de alerta aos pais sobre o conteúdo do filme feriu o Princípio da Proteção Integral ao menor de idade.

O órgão também afirma que, em seu site, nas redes sociais e no próprio canal, a HBO não faz qualquer menção clara ao conteúdo da animação, enquanto o DVD do filme avisa que não é uma animação para crianças e aponta que há conteúdo sexual, drogas e linguagem imprópria.

No Reclame AQUI, um consumidor do Rio de Janeiro também registrou uma denúncia direcionada ao canal:

Fonte: G1

Leia tudo sobre

Polêmica TV a cabo

Faça um comentário