Guia da compra segura na Black Friday: Identifique os sinais de golpes

Existem algumas formas de perceber se você caiu em um site falso ou se aquele e-mail promocional é um golpe

Reclame AQUI

Quando a esmola é demais, o santo desconfia. Lembrar desse ditado pode ser muito válido para quando você for fazer compras na Black Friday. Nessa época, começamos a ser ainda mais bombardeados com e-mails e anúncios mostrando aquelas ofertas imperdíveis, que parecem boas demais para serem verdade. E muitas vezes não são verdade mesmo!

Respire e vá com calma

Existem alguns detalhes que você pode identificar em um e-mail com promoções, ou um anúncio em rede social, e no próprio site que vende o produto, para saber se tudo é legítimo. Esses cuidados podem te salvar de ter seu dispositivo invadido por softwares maliciosos ou de ter seus dados roubados.

  • Verifique se o logo da empresa usado no e-mail ou site é o verdadeiro: procure se há pequenas modificações, alterações de cores ou uso diferente de fonte na marca.
     
  • Ao acessar a página da promoção, verifique se o endereço possui o início “https”. Esse “s” a mais na URL indica que existe mais uma camada de segurança no site e que suas informações trocadas com ele serão criptografadas. Caso tudo esteja certo, seu navegador vai mostrar um cadeado fechado ao lado do endereço.
     
  • Outras pistas na URL também podem indicar uma tentativa de golpe. Preste atenção se o endereço usa caracteres trocados para parecer o do site verdadeiro. Por exemplo, em vez de www.reclameaqui.com.br, os golpistas podem usar: www.recl4meaqu1.com.br
     
  • Muitos descontos não são exclusivos de uma loja. Às vezes é o fabricante que oferece aos seus revendedores. Por isso, pesquise se há outros sites praticando a mesma promoção e se certificar de que o preço não está muito discrepante da realidade.
     
  • Por fim, caso a dúvida ainda perdure, volte um passo no nosso guia: pesquise sobre a loja, veja sua reputação no Reclame AQUI e busque mais informações.

Faça um comentário