Guia da compra segura na Black Friday: Antes de começar, que tal pesquisar?

Para que você economize mais e não caia em roubadas, o Reclame AQUI Notícias vai te acompanhar na sua jornada de compras

Reclame AQUI

Desde que começou a ser praticada no Brasil, a Black Friday atraiu a desconfiança dos consumidores. Não é à toa que nas últimas pesquisas do Instituto Reclame AQUI, 48,8% dos respondentes dizem que consideram a data de promoções uma “Black Fraude”. Mas a gente sabe muito bem que, na hora H, uma boa pechincha pode chamar a atenção, e as pessoas acabam comprando por impulso.

Por isso, o Reclame AQUI Notícias preparou um guia definitivo para te ajudar nesse momento crucial em que a vontade de aproveitar um desconto fala mais alto. Em uma série de matérias, vamos te mostrar os passos que você precisa seguir para evitar dores de cabeça durante a Black Friday. E, claro, algumas dessas dicas também valem para qualquer compra.

Antes de clicar, pare, pense, pesquise 

Quando batemos o olho numa promoção, a vontade é correr para fechar negócio e não perder a oportunidade. Mas você tem certeza de que a loja que está oferecendo o desconto é confiável? Caso tenha visto um post patrocinado em uma rede social ou um anúncio em uma página da internet, por exemplo, é muito importante pesquisar se o site é real ou se ele é aprovado por outros consumidores. 

Onde pesquisar: primeiro de tudo, no próprio Reclame AQUI, claro! São mais de 450 mil empresas cadastradas no site, então basta buscar pelo nome da loja para ter acesso à sua página em nossa plataforma. Lá você encontra as reclamações que ela recebeu e verifica sua reputação, que é baseada na opinião de outros consumidores. Nessa hora, também é bom pesquisar a empresa no Google.

O que observar: ao usar o Reclame AQUI, veja se outras pessoas tiveram problemas com violação de dados. Pesquise nas reclamações se há muitos casos de atraso na entrega ou se a loja costuma vender produtos que estão fora de estoque, deixando o consumidor de mãos abanando. Mais do que isso, veja se alguém reportou golpes ou propagandas enganosas. No Google, veja se o estabelecimento tem site, endereço e se está envolvido em disputas judiciais.

Nosso guia de compras continua!

Fique de olho nas próximas matérias, que vão te ajudar a fazer suas compras com máxima segurança. A seguir, vamos dar mais dicas sobre o momento de fechar negócio.

Faça um comentário