Google anuncia novo recurso que checa se notícia é verdadeira

Fact Check tem a intenção de combater a disseminação de informações falsas e boatos na internet

Reprodução

O Google anunciou um novo recurso que visa ajudar a checar a veracidade de informações na sua sessão de notícias. A ideia do “Fact Check” é que quem navegue pelo Google Notícias possa separar com mais facilidade informação de qualidade de boatos e notícias falsas.

O mecanismo funcionará por meio de uma tag que criadores de conteúdo poderão aplicar às informações que liberam na Internet. Segundo a empresa, haverá o monitoramento do uso do recurso para garantir que fontes falsas de informação não utilizem o “fact check” para enganar o leitor.

A intenção da companhia é combater a disseminação de notícias falsas e boatos na Internet por meio do uso de ferramentas de checagem de informações.

No momento, apenas usuários do Reino Unido e Estados Unidos conseguem enxergar a sinalização sobre os fatos de cada notícia, e não há previsão para visualização por internautas brasileiros. Em todo caso, quem conseguir ter acesso ao novo recurso o encontrará na lista de categorias disponíveis no Google News, como notícias quentes do momento, perto de onde o leitor está e etc.

Critérios

Para que um site possa assinar suas notícias com o recurso, é preciso que a publicação siga alguns critérios determinados, disponíveis nas páginas de suporte do Google. Para que uma fonte de notícias tenha direito a usar o “fact check” é preciso atender a esse processo e passar pela averiguação do Google.

Veja: O que as pessoas procuram no Google e acabam no Reclame AQUI?

Fonte: Tech Tudo

Leia tudo sobre

Internet

Faça um comentário