Golpe promete mudar cor do WhatsApp e exibe anúncios na plataforma

Há indícios de que ao menos 15 mil usuários já caíram no golpe

Divulgação/Tecmundo

Segundo o fabricante de antivírus Eset, um novo golpe tem circulado por mensagens no WhatsApp, que promete trocar a cor do aplicativo. Não somente através de celulares, mas a fraude também atinge usuários de computador que acessam o WhatsApp Web por meio do navegador Google Chrome.

Caso a pessoa acesse o link e instale o programa no celular, a vítima é orientada a encaminhar uma mensagem manualmente antes de receber o aplicativo malicioso. Uma vez instalado, o programa se oculta no celular e passa a exibir anúncios publicitários, garantindo um retorno financeiro.

Já quando a página do golpe é acessada através de um computador, a vítima é levada para a instalação de uma extensão do Chrome. Após essa instalação, os contatos do usuário imediatamente recebem uma mensagem repassando a fraude. E mesmo que a pessoa perceba o problema e feche a janela, as mensagens ainda serão enviadas.

Ainda na última sexta-feira (29), a extensão do Chrome ainda estava disponível na Chrome Web Store, a loja oficial do Google. O arquivo já somava mais de 15 mil downloads. Há indícios de que ao menos 15 mil usuários do WhatsApp caíram no golpe.

Leia: Estado de São Paulo possui 219 obras paralisadas, segundo Tribunal de Contas

Fonte: G1

Faça um comentário