Golpe oferece falsas passagens grátis da Azul pelo WhatsApp

Usuário é obrigado a compartilhar a mensagem e entrar em link malicioso para ganhar prêmio

Reprodução/WhatsApp

Depois do falso cupom do Burger King espalhado pelo WhatsApp, mais um golpe começou a rondar o aplicativo nessa semana. Dessa vez, uma mensagem que oferece passagens aéreas grátis da Azul Linhas Aéreas está sendo enviada. "Pessoal a AZUL está dando passagens grátis, mas a promoção vai durar pouco tempo!", diz o texto.

Se você clicar no link direto pelo celular, será redirecionado para uma página com perguntas. No caso, uma página que tenta ludibriar a vítima, como nas imagens abaixo. Ao final do questionário, o usuário é obrigado a compartilhar a mensagem para 'receber' as passagens falsas.

Link aberto pelo WhatsApp Web

Vale notar que o domínio citado, "voedeazul.com" está redirecionando para uma extensão da Chrome Store na versão web. No caso, a extensão se chama "Colors Social", e promete alterar a cor do Facebook. O golpe é completado quando a vítima acaba instalando essa extensão.

Esta prática, caracterizada como phishing, trata-se da criação de sites falsos que pedem dados de visitantes. A armadilha acontece quando o usuário entra no link malicioso e insere os seus dados sensíveis, como nome completo, telefone, CPF e números de contas bancárias.

Se proteja!

Para se proteger contra ameaças desse tipo, o recomendado é de que os usuários que não instalem aplicativos de locais não-oficiais, não compartilhem mensagens de origem suspeita ou duvidosa, não cliquem em links que utilizem linguagem estranha ou incomum, evitem ao máximo compartilhar informações pessoais com aplicativos e utilizem algum tipo de antivirus ou software de proteção em seus smartphones. Além disso, vale a pena procurar a empresa para questionar a veracidade da promoção. 
 
Fonte: TecMundo

Leia tudo sobre

Dicas de segurança WhatsApp

Faça um comentário