Fique esperto! Conheça seus direitos ao comprar na Black Friday!
Separamos alguns pontos importantes que você precisa saber sobre direitos caso haja qualquer problema com a sua compra
- Autor: Ana Paula Cardoso

Durante as compras da Black Friday podem acontecer inúmeras situações, de problemas ou não, mas que deixam dúvidas nos consumidores de como proceder. E por isso geram uma série de reclamações.
Para já deixar você informado, o Reclame AQUI separou alguns direitos e informações de como proceder.
Se o produto que você comprou, chegou em sua casa com defeito, é seu direito enviá-lo para a assistência da fabricante. Confira os prazos:
Bem durável (eletrodomésticos ou roupas) - o prazo é de 90 dias para fazer a reclamação, a contar do dia em que adquiriu o produto.
Bem não-durável (alimentos) - o prazo para entrar em contato com a marca é de 30 dias.
O que a EMPRESA deve fazer - a partir do recebimento, ela tem um prazo de até 30 dias para avaliar o produto. Se passar esse tempo e não resolver o problema ou continuar defeituoso, o cliente pode:
pedir a devolução do dinheiro, solicitar a substituição do produto por outro da mesma espécie ou abatimento proporcional do preço.
Comprou e se arrependeu? Isso pode acontecer sim. E o prazo para desistir da compra é de 7 dias úteis. Mas não é em qualquer situação!
Vale só para compras feitas fora do estabelecimento, ou seja, nos casos em que não foi possível ver o produto de perto no momento da compra, como as lojas virtuais.
Essa situação é delicada e é importante esclarecer esses detalhes com a loja antes de comprar.
A troca por motivo de gosto, cor ou tamanho não é obrigatória, a não ser que a loja tenha se comprometido a fazer, ok? É importante saber qual é a política de trocas da empresa antes mesmo de finalizar o seu pedido.
Importante: guarde sempre e por um tempo o comprovante de compra, para caso de haver alguma ocorrência pós-compra.
Tome cuidado, pois esse tipo de compra não possui as garantias do Código de Defesa do Consumidor.
A caracterização de consumo só existe entre o cliente e uma pessoa jurídica. Esses são casos difíceis de solucionar se não houver um entendimento e acerto entre as partes. Portanto, tenha sempre bem claras as condições de compra e registre, se houver, conversas e e-mails.
É muito comum as entregas de produtos comprados na Black Friday atrasarem . Portanto, fique atento ao prazo de entrega prometido pelo site e emitido na nota fiscal da compra!
Esse documento ajuda a comprovar falhas da empresa. Se tiver atrasos, fale com a loja.
Questione o paradeiro do produto, tenha o código de rastreamento e verifique se o atraso é justificado ou se foi descuido da empresa. Caso não esteja satisfeito com o serviço prestado pela loja, exija seu direito de entrega, o ressarcimento do dinheiro pago ou a substituição do produto.
Leia também: 5 passos para usar o Confie AQUI e tirar de letra. É fácil!