Facebook mostra quais usuários foram afetados pelo vazamento de dados

Brasil foi o oitavo país com maior número de pessoas com informações expostas

Reprodução

Segundo o portal internacional Mashable, a partir desta segunda-feira (9), todos os usuários do Facebook receberão uma notificação referente aos dados vazados à empresa de consultoria política britânica Cambridge Analytica.

Os mais de 87 milhões de internautas afetados serão notificados através de uma barra informativa no topo do feed de notícias do Facebook. Todos os usuários verão esta barra, independentemente de terem tido suas informações compartilhadas ou não. A diferença estará no conteúdo da mensagem.

Os que tiverem seus dados vazados verão um texto explicando a polêmica e a opção para acessar a página “veja como você é afetado”. Já para os que não tiveram as informações expostas, o Facebook dará a opção de saber quais aplicativos e sites têm acesso aos dados do perfil, para que tenham maior controle da conta.

“Você também poderá remover aqueles que você não quer mais que se conectem ao seu Facebook”, avisa a rede social.

O Brasil foi o oitavo país com maior número de usuários com dados expostos, cerca de 443 mil. O maior deles foram os Estados Unidos, com mais de 70 milhões de pessoas afetadas.

Entenda o caso

Em março, o jornal New York Times publicou que os dados de milhões de usuários do Facebook foram usados sem consentimento pela Cambridge Analytica, consultoria que participou da campanha de Donald Trump à presidência. A empresa de análise de dados teria usado esse grande volume de dados para ajudar Trump a vencer a eleição em 2016.

O escândalo criou dúvidas quanto à transparência e à proteção de dados dos usuários da rede social. O Facebook comunicou que investigaria o caso e o fundador da plataforma, Mark Zuckerberg reconheceu que a empresa cometeu erros.

Leia também: Golpe por WhatsApp anuncia saques do FGTS de até R$ 1,9 mil

Fonte: G1/Veja/Gazeta do Povo

Faça um comentário