Estudantes usam Reclame AQUI para relatar problemas no site do Sisu

Inscrições foram abertas nesta segunda-feira, dia 29, e vão até quinta, 1º de junho

Reclame AQUI

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do meio do ano começaram nesta segunda-feira, dia 29, no site http://sisu.mec.gov.br. Junto disso, algumas reclamações já começam a aparecer no site do Reclame AQUI. Até a manhã desta segunda-feira, o fluxo não foi muito grande, mas os problemas são praticamente os mesmos: problemas para acessar o site.

Desistiu da matrícula da facul? Saiba seus direitos e deveres

Os estudantes com problemas na inscrição do Sisu reclamam nos cadastros do Ministério da Educação ou FIES-MEC. É o caso de um reclamante de Contagem, Minas Gerais, que tentou acessar a página de inscrição, mas enfrentou dificuldades. “É mostrada mensagem Inscrição ou senha inválida, mesma mensagem aparece com minha esposa”, relata.

As inscrições vão até 1º de junho, ou seja, os estudantes têm apenas quatro dias para garantir sua inscrição, o que também é citado em reclamações. “Lembrando que o prazo é curto. Vamos respeitar os estudantes”, alerta o reclamante mineiro.

 

O que é Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), pelo qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).Na edição 2017, o Sisu reúne 51.913 vagas de graduação em 1.462 cursos de 63 instituições públicas de ensino superior. Além do Reclame AQUI, houve relatos de problemas também pelas redes sociais.

Para participar do Sisu é preciso ter feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016. Entretanto, para entrar no sistema é preciso:

- número de inscrição no Enem 2016

- senha atual de acesso ao Enem

Educação no Reclame AQUI: veja como as instituições de ensina atendem seus estudantes

 

Use a senha do Enem

De acordo co reportagem do G1, os sistemas do Sisu e do Enem são integrados. Para acessar o Sisu o participante usa a senha mais recente que ele cadastrou no site do Exame Nacional do Ensino Médio. Quem se inscreveu no Enem 2017 deve usar a nova senha cadastrada.

Ao se inscrever para o Enem deste ano, o próprio sistema já informava que a senha gerada iria subescrever a do ano anterior e seria a única válida para acessar os sistemas do MEC/Inep. Quem não fez nova inscrição no Enem deve usar a senha cadastrada para o Enem 2016.

Mas é exatamente esse problemas que os estudantes reclamam. E outras queixa no Reclame AQUI, dessa vez de Vila Velha, ES, o reclamante diz que tenta usar sua senha para fazer o aditamento, mas o sistema também apresentou erro. “Não aparece nada sobre aditamento e muito menos consigo alterar algo na inscrição, não dá pra acessar nada”, reclama.

 

Cronograma

29/05 a 01/06: Período de inscrições

05/06: Resultado da chamada regular

05/06 a 19/06: Prazo para participar da Lista de Espera

09/06 a 13/06: Matrícula da chamada regular

26/06: Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data

 

Dica do Reclame AQUI

Além de fazer sua reclamação no Reclame AQUI, o ideal é compartilhar sua queixa pelas redes sociais, para que outros estudantes compartilhem a experiência. Com isso, é mais fácil descobrir as alternativas para resolver dificuldades, que é o que tem acontecido com quem divulga suas reclamações nas redes.

Leia tudo sobre

Educação Universidades

Faça um comentário