Em grandes promoções, fique atento para não cair em golpes

Semana do Brasil dá arrancada a grandes datas de consumo neste segundo semestre

Reclame AQUI

O calendário do comércio brasileiro está recheado de grandes datas de consumo neste segundo semestre. A largada foi dada pela Semana do Brasil, que iniciou na última sexta-feira (6) e segue até o próximo domingo (15). Para os consumidores fazerem bons negócios, é preciso ficar atento para não cair em golpes. Por isso, o Reclame AQUI traz dicas que valem não só para essas datas especiais, mas para qualquer compra.

Depois da Semana do Brasil, onde mais de 3 mil estabelecimentos comerciais por todo país participam, os brasileiros ainda terão Dia das Crianças, Black Friday e o Natal, são muitas oportunidades de compras. Até lá, o e-commerce e lojas físicas terão uma série de promoções para atrair os consumidores.

“O comércio entra numa fase de grandes datas, e como qualquer grande promoção é necessário que o consumidor preste atenção onde vai comprar. Comparar preços e pesquisar a reputação da marca ou do fabricante é fundamental para que não haja problemas durante e no pós-compra, principalmente”, orienta o diretor de operações do Reclame Aqui, Felipe Paniago.

Confira abaixo algumas dicas de como se precaver antes de comprar:

Faça pesquisas

Gostou de um produto? Compare os preços dele em várias lojas, seja em e-commerce ou lojas físicas. Além disso, pesquise a reputação da marca ou do fabricante e quem é o responsável pela entrega do produto.

Condições de pagamento

Verifique se a loja limita a forma de pagamento ou se oferece várias opções. Escolha a opção mais segura para você.

Promoções

Desconfie quando os preços forem baixos demais. O barato pode sair caro, por isso, pesquise os concorrentes para saber se a oferta destoa demais. Verifique a legitimidade da promoção.

Confira o site

Cuidado para não comprar em sites falsos, verifique sempre qual é o endereço oficial da loja. Confira se o endereço do site condiz com o nome da loja. Pesquise antes de fechar a compra e verifique se a conexão com esse site é segura.

Links falsos

Fique esperto ao receber as ofertas por links em redes sociais. Cuidado com e-mails falsos. Cuide de seus dados, instale antivírus em seu telefone (caso compre pelo celular) e computadores, isso evita o recebimento de falsas ofertas e links de origem duvidosa.

Faça um comentário