Dicas para manter a segurança em condomínios durante a pandemia

Administradoras de condomínios alertam para golpistas que se passam por agentes de saúde para praticar assaltos aos moradores

Reclame AQUI

Chegou a vez de os moradores e profissionais nos condomínios ficarem atentos às ações criminosas que se aproveitam da instabilidade ocasionada pela pandemia. As empresas administradoras estão alertando que grupos de golpistas têm se passado por profissionais da prefeitura e agentes da Vigilância Sanitária para praticar assaltos.

A ação funciona assim: os criminosos se apresentam uniformizados e identificados com crachás falsificados e informam que precisam fazer exames nos moradores para verificar a existência de Covid-19 no condomínio. Ao conseguir acesso, rendem os moradores.

É importante reforçar que a prefeitura e a Vigilância Sanitária não estão fazendo esse serviço e não há autorização ou orientação das autoridades para entrarem nos condomínios e fazer testes na população. Na última semana, o Reclame AQUI Notícias informou um golpe semelhante, onde criminosos usam o nome do Hospital Israelita Albert Einstein para prática semelhante.

O Reclame AQUI reuniu algumas recomendações de segurança de duas empresas administradoras de condomínios e compartilha como forma de apoiar a todos nesse período. Confira:

 

Se você é morador...

  • Muitos laboratórios estão cancelando os serviços de coleta de exames em casa.  Verifique os serviços com atenção
     
  • Ao solicitar qualquer serviço que precise ser realizado em casa, peça o máximo de detalhes e compartilhe as informações com os porteiros. Isso vale para a sua segurança e dos seus vizinhos!
     
  • Desconfie dos atendimentos via aplicativo de mensagens
     
  • Nunca deixe pessoas que não foram identificadas ou anunciadas entrarem no prédio com você
     
  • Só autorize a entrada de pessoas que você realmente esteja esperando
     
  • E se precisar sair durante a pandemia, ao retornar, fique atento ao entorno da garagem para garantir sua entrada segura no condomínio

 

Se você é porteiro ou síndico...

  • Ainda que a pessoa se identifique como agente de saúde, inclusive utilizando uniformes, aventais ou crachás, contate o morador para confirmar
     
  • A pessoa prestadora de serviço deve aguardar a verificação na área externa do condomínio
     
  • Não autorize a entrada de qualquer pessoa antes de checar com o morador
     
  • Em casos suspeitos, acione a Polícia Militar imediatamente
     

Fonte: Grupo Hubert/ Síndico Net

Leia tudo sobre

Dicas Feed Novo Coronavírus

Faça um comentário